Equipes do Disque 100 e Ligue 180 serão treinadas pela Associação Brasileira de Psiquiatria
A parceria assinada com a ABP tem vigência de 12 meses

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos fechou acordo para que os prestadores de serviços do Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) recebam capacitação para atendimentos relacionados a suicídio e automutilação.
A parceria assinada com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) tem vigência de 12 meses, prevê o sigilo das informações e a definição de fluxo de encaminhamento das denúncias. O acordo não envolve recursos financeiros.
A ministra Damares Alves ressaltou que a parceria tem o objetivo de garantir treinamentos gratuitos – a serem realizados pela ABP – para os atendentes que atuam vinculados à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do MMFDH. “A importância é termos um canal aberto, preparado, para falar com a pessoa que está em sofrimento. Não é só ouvir, é saber o que dizer. Então o treinamento vem para ensinar os nossos atendentes o que dizer”, completou.
O diretor da Associação Brasileira de Psiquiatria e presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina, Antônio Geraldo da Silva, destacou que, em primeiro lugar, a ideia é fazer um mapeamento das pessoas que estão no Disque 100 e no Ligue 180. “Após isso, nós vamos dividir o grupo conforme a formação, para poder dar uma formação diferenciada para cada um. E depois, também dar supervisão para essas pessoas”, disse.
O representante da Associação acrescentou, ainda, que é essencial garantir apoio psicológico para os atendentes dos canais de denúncia. “Se a pessoa tem algum problema, se a pessoa está se sentindo bem ou não em trabalhar naquele lugar, ela vai ter, então, um psiquiatra, um psicólogo, para que possa ir e que possa manter também o seu cuidado. Nós vamos cuidar do cuidador, de quem vai cuidar das outras pessoas”, finalizou.
Últimas notícias

Condutor sofre acidente na rua Estudante José de Oliveira Leite, em Arapiraca

MPAL e DPE entram com Ação Civil Pública por danos morais coletivos contra município de Maceió

Cavalo solto na pista causa acidente na Avenida Josefa de Melo, em Maceió

Rafael Brito destaca desafios e avanços durante Seminário Nacional do Novo PNE em Alagoas

Censo Escolar 2025 tem prazo prorrogado e sistema reformulado para facilitar o preenchimento

Seduc oferta 575 vagas de especialização em Gestão Escolar para profissionais da rede estadual
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
