Pró-bandas incentiva a formação de novos músicos no interior alagoano
Projeto desenvolvido pela Secult atende os municípios que dispõem de Bandas de Música e Fanfarras

A música é uma das manifestações populares mais marcantes da nossa cultura. Dona de todos os ritmos e instrumentos, é ela quem dá tema a histórias e vidas, seja na letra ou na melodia, na voz marcante do cantor ou na batida incessante que vai do pandeiro ao tambor.
E por falar em instrumentos, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL), com o projeto Pró-bandas, vêm incentivando cada vez mais músicos que desejam aperfeiçoar suas técnicas instrumentais. O projeto tem o objetivo de fortalecer, promover e dar visibilidade às Bandas de Música e Fanfarras, patrimônio cultural reconhecido dentre os mais representativos de Alagoas.
O Pró-bandas está à disposição dos 102 municípios alagoanos e já vem fazendo história em Murici, União dos Palmares, Água Branca, Pão de Açúcar, Girau do Ponciano, São Brás, Delmiro Gouveia, entre outras cidades. Clarinete, Saxofone, Trompete, Trombone, Bombardino, Tuba e Percussão são alguns dos instrumentos que as Oficinas Instrumentais para Músicos e Bandas buscam levar e abordar as técnicas musicais, visando à interiorização da música em todo o Estado. As ações são realizadas em parceria com a Federação das Bandas de Música e Fanfarra de Alagoas (Fabamfal) e as prefeituras municipais.
A secretária de cultura, Mellina Freitas, frisa a importância de apresentar um olhar renovado sobre o segmento e dar continuidade a perspectiva já em curso, conforme tem sido realizada há cerca dos últimos anos. “A cultura, suas interfaces e o desenvolvimento têm sido pensados sob uma nova ótica. Nós buscamos incentivar esses artistas alagoanos que vivem as Bandas de Música e Fanfarras, muitas vezes formadas no interior, que carregam e transferem seus conhecimentos por gerações”, diz a titular da pasta.
Este ano o Pró-bandas deu um novo passo. O município de Pão de Açúcar, em março, recebeu o I Encontro de Bandas de Música de Alagoas. Ao todo, seis bandas dos municípios de Água Branca, Piranhas, Traipu, Penedo, Pão de Açúcar e Marechal Deodoro, participaram do evento e percorreram as ruas da cidade. Para o maestro Valério Amaral, da Filarmônica Santa Cecília do Município de Água Branca, a iniciativa ajuda ainda mais no fomento da música em Alagoas.
“É muito importante participar do projeto e mais ainda participar de encontros como esses. Nós absorvemos bastante conteúdo. Como a maioria desses músicos vivem no sertão, acaba não tendo muito contato com outros tipos de banda que hoje vivem a vanguarda das bandas de música. É uma troca de experiência bonita e muito bem-vinda”, conta.
Bons frutos
Formando novos músicos e despertando o interesse do segmento em gerações futuras, o Pró-Bandas vem colhendo bons frutos. Visando a criação da 1ª Filarmônica de Murici, o projeto recentemente selecionou interessados em fazer parte da formação da orquestra que recebeu o nome do músico alagoano Augusto Calheiros, uma lenda da Música Popular Brasileira.
Ao longo do ano, os selecionados receberão aulas de capacitação em Teoria e Prática Instrumental, entre eles, Flauta doce, Clarinete, Saxofone, Trompa, Trompete, Trombone, Bombardino, Tuba e Percussão. As aulas iniciais serão de flauta doce. Segundo o maestro Luiz Paranhos, o objetivo é musicalizar as crianças. "Estamos praticamente começando do zero. Vamos ensinar o passo a passo, com aulas e oficinas práticas e teóricas. Toda essa movimentação teve o intuito de trazer para o interior o estudo musical e o aperfeiçoamento das técnicas instrumentais", explicou.
Veja também
Últimas notícias

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Programa ‘Planta Alagoas’ garante sementes para 45 mil agricultores e fortalece o plantio estadual

SMS de Porto Real do Colégio realiza evento Mulher em Foco

Operação integrada termina com apreensão de armas e morte de suspeito após troca de tiros em Maceió

Alagoas perde postos de trabalho enquanto Brasil registra saldo positivo em fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
