Boris Johnson é eleito primeiro-ministro do Reino Unido
Ele assume em cenário de crise política

O político conservador Boris Johnson, ex-ministro das Relações Exteriores do Reino Unido e ex-prefeito de Londres, foi eleito o 77º premiê britânico nesta terça-feira (23), após as primárias dentro do Partido Conservador. As informações são do jornal britânico The Guardian.
Johnson era o favorito à frente do atual chanceler britânico, Jeremy Hunt, e já havia vencido cinco das seis etapas do processo de escolha. Ele ganhou com 66% dos votos.
O novo primeiro-ministro, que toma posse na quarta-feira (24), assume em um cenário de crise política no país por causa do Brexit — processo de separação do Reino Unido da União Europeia. Johnson prometeu buscar um novo acordo com o bloco europeu ou liderar o processo para que seu país saia sem pacto nenhum no próximo mês de outubro.
Nesta segunda-feira (22), o secretário de Estado do Reino Unido para a Europa e as Américas, Alan Duncan, renunciou diante da possibilidade de vitória de Johnson. Em sua carta de renúncia à ex-chefe de governo e líder conservadora, Theresa May, Duncan, explicou que decidiu renunciar "em antecipação a uma mudança".
A atual Ministra de Estado para Habilidades e Aprendizagem, Anne Milton, anunciou sua renúncia nesta terça-feira (23).
Dois ministros que podem seguir os passos de Duncan e Anne e renunciar antes de serem substituídos são o da Economia, Philip Hammond, e o da Justiça, David Gauke, também contrários a um "Brexit duro".
Veja também
Últimas notícias

Litoral Norte tem reforço no policiamento durante Carnaval

Por unanimidade, STF homologa liberação das emendas parlamentares

Incêndio atinge quarto de pousada na Pajuçara

Prefeito de Olivença veta recursos aos blocos após aproximação de foliões com a oposição

Ex-vice-prefeito de Major Izidoro é nomeado para cargo na ALE-AL; salário chega a R$12 mil

Departamento Estadual de Aviação atua no resgate de vítimas de acidente na AL-105
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
