Sedetur divulga selecionados para Feira Nacional do Artesanato em Belo Horizonte
Nove artesãos e associações foram selecionados no edital lançado

A história de Alagoas e sua cultura serão contadas na 30ª Feira Nacional do Artesanato em Belo Horizonte, entre os dias dias 03 e 08 de dezembro, através das peças de nove artesãos e associações do estado. A seleção foi feita por meio de edital lançado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), com o intuito de promover o artesanato alagoano em novos mercados. O resultado foi divulgado no Diário Oficial de Alagoas e pode ser acessado pelo link: bit.ly/ResultadoEdital-FeiradeBH.
Os selecionados foram: Amor Caseado, do município de Boca da Mata; Associação do Pontal da Barra; Enauro e Eneide Sá, do Maceió, Cooperartban, de Marechal Deodoro; Grupo Produtivo João das Alagoas, de Capela, e Jasson, de Belo Monte.
“Além de demonstrar para o resto do Brasil o diferencial do nosso artesanato, são nessas feiras onde os artesãos conseguem fazer mais vendas dos produtos deles, tanto no local, quanto por encomenda. Enquanto estado, nós queremos mostrar para o mundo uma Alagoas Feita a Mão, que tem representada em cada peça a nossa cultura e história”, explica Olívia Tenório, Secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico da Sedetur.
A Sedetur é responsável pelo estande disponibilizado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e viabiliza, além do transporte das peças dos artesãos no caminhão do programa Alagoas Feita à Mão, passagens aéreas para entidades representativas.
Os critérios de avaliação para os inscritos levaram em conta a referência à cultura popular, criatividade e linguagem própria, tradição, expressão contemporânea, inovação, consciência ambiental e apresentação.
Ações como a deste edital, promovidas pelo Governo de Alagoas, através da Sedetur, são formas de incentivar, divulgar e expandir a produção alagoana a nível nacional. A 30ª Feira Nacional do Artesanato é a última grande feira de 2019 que terá a participação de artesãos viabilizada pela Sedetur. O evento acontece há 30 anos e tem recebido mais de 100 mil visitantes todos os anos, reunindo cinco mil expositores.
Veja também
Últimas notícias

Exames de Bolsonaro indicam resquícios de inflamações pulmonares

Mais de 78 quilos de entorpecentes e 16 armas de fogo são apreendidos em Alagoas

Carro cai em canteiro após ser atingido por carreta em Rio Largo

Datafolha: 35% culpam Lula pelo tarifaço, 22% Jair Bolsonaro e 17% Eduardo

Homem é assassinado a tiros dentro de oficina em Arapiraca

Curso de Direção de Fotografia oferece formação teórica e prática em Arapiraca e on-line
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
