Brasil

Navio naufraga no Amapá; há pessoas desaparecidas e uma morte

Pessoas foram jogadas no mar após ventos fortes e foram resgatadas em seguida por um bote que passava perto do local

Por Veja 29/02/2020 16h04
Navio naufraga no Amapá; há pessoas desaparecidas e uma morte
Embarcação naufraga ao sul do Amapá - Foto: Reprodução/ Facebook

Uma embarcação de médio porte chamada Anna Karoline 3 naufragou na madrugada deste sábado, 29, no sul do Amapá. O navio saiu da localidade do Porto do Grego, no município de Santana (AP), com destino a Santarém (PA), e afundou nas proximidades da Boca do rio Jari. Segundo a Marinha do Brasil “há pessoas desaparecidas e uma morte”.

Por meio da Capitania dos Portos do Amapá, de acordo com o Comandante da embarcação, após um forte vento, passageiros caíram na água, sendo resgatados por uma balsa que passava pelo local.

“Após tomar conhecimento do ocorrido, a Capitania dos Portos enviou imediatamente uma equipe de Busca e Salvamento para o local do naufrágio a fim de realizar buscas aos desaparecidos. Foi instaurado um inquérito para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. A Marinha do Brasil lamenta o ocorrido e incentiva a sociedade a participar ativamente no esforço de fiscalização”, diz a nota.

Ainda na manhã deste sábado, um helicóptero e um avião do Grupamento Tático Aéreo (GTA), unidade de resgate do governo do estado, foram enviados à região. Dois barcos da Marinha também partiram do Porto de Santana, levando equipes da Capitania dos Portos e dos Bombeiros, para a operação de resgate. O Comando do 4º Distrito Naval, com sede em Belém, também está enviando um navio para ajudar na operação.

A cidade mais próxima onde ocorreu o acidente com a embarcação Anna Karoline 3 é Vitória do Jari, um município com menos de 15 000 habitantes, onde a comunicação via celular é muito precária e não há pista de pouso para aviões. O naufrágio ocorreu em uma área de difícil acesso, com muitos bancos de areia e a cerca de 100 quilômetros de Macapá, a capital do estado.

Ainda não se sabe os motivos que levaram ao naufrágio e nem quantas pessoas estavam a bordo. Segundo o Comandante, a embarcação deveria ter entre 60 e 70 pessoas. A expectativa é que as primeiras equipes de socorro só cheguem ao local no fim da tarde e início da noite.