Combate ao abandono escolar é foco de projeto relatado por Rodrigo Cunha
Alagoas figura lamentavelmente no topo do ranking de evasão escolar no ensino infantil
A evasão escolar é um problema gravíssimo no sistema educacional brasileiro. O abandono prematuro das salas de aula afeta várias famílias e gera transtornos sociais, interrompendo o ciclo de estudos e o futuro de milhões de estudantes em todo o Brasil. Alagoas figura lamentavelmente no topo do ranking de evasão escolar no ensino infantil, com uma taxa de 6%. No ensino médio, o índice é de 13,7%. Para atacar essa dura realidade, o senador Rodrigo Cunha apresentou um relatório à Comissão de Educação que prevê algumas saídas.
Uma delas é o recenseamento anual de crianças e adolescentes em idade escolar. Este é o primeiro passo para resolver o problema: saber exatamente quantos alunos deveriam estar em sala de aula, mas não estão. O projeto também obriga o governo a fazer uma chamada pública dos estudantes, realizando uma verdadeira busca ativa de alunos.
“O abandono e a evasão escolar atinge mais fortemente os que já são mais vulneráveis, que acabam ficando alijados do processo educacional. Com isso, seu futuro fica ainda mais restrito e incerto. É preciso que o Estado Brasileiro atue para que nenhuma criança e nenhum adolescente seja deixado para trás”, afirmou Rodrigo Cunha.
Segundo o IBGE, 4 em cada 10 jovens de 19 anos não concluíram o ensino médio. O Nordeste ostenta a pior taxa do Brasil: 59% dos jovens de 19 anos não concluíram essa etapa do ensino.
O projeto relatado pelo senador Rodrigo inclui no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a exigência do recenseamento anual escolar e atribui ao Poder Público a responsabilidade de realizar chamadas públicas dos estudantes e zelar, junto aos pais e responsáveis, pela frequência à escola.
O relatório foi apresentado esta semana na Comissão de Educação do Senado. O autor é o senador Marcos Do Val.
Veja também
Últimas notícias
Cabo Bebeto aponta falta de repasses do Estado a projeto da UFAL que acolhe animais vítimas de maus-tratos
Justiça de SP decreta interdição de FHC e nomeia filho como curador provisório
Vizinho é preso ao tentar beijo forçado de menor no Litoral Norte de Maceió
Dois suspeitos de crimes são mortos em confronto com policiais na Rota dos Milagres
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que não podem atuar
Grupo encapuzado mata homem e adolescente com tiros na cabeça em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
