Certidões negativas de débito com a União são prorrogadas por 90 dias
Portaria está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira
A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) prorrogaram por 90 dias o prazo de validade das Certidões Negativas de Débitos (CND) e das Certidões Positivas com Efeitos de Negativas (CNEND), ambas relativas a créditos tributários federais e Divida Ativa da União.
A CND é emitida quando não há pendências em nome do sujeito passivo relativas a débitos, dados cadastrais e apresentação de declarações administrados pela Receita Federal, ou inscrição na Dívida Ativa da União.
Já a CPEND é emitida quando existe uma pendência, porém ela está com seus efeitos suspensos (por exemplo, em virtude de decisão judicial). As duas certidões são necessárias para que as pessoas jurídicas exerçam uma série de atividades, como, por exemplo, participar de licitações ou obter financiamentos.
A Receita informa que as medidas valem apenas para as certidões conjuntas que já foram expedidas e ainda estão no período de validade e visam a minimizar os efeitos decorrentes da crise para a atividade econômica em âmbito nacional.
A portaria conjunta RFB/PGFN nº 555 está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira.
Veja também
Últimas notícias
Duas motocicletas roubadas são encontradas desmanchadas em Arapiraca
Flávio Bolsonaro descumpre ordem de Moraes e não entrega passaporte à PF
Maragogi mantém tabu e rejeita o PT em disputas presidenciais desde 2010
Jovem se retrata após declarações discriminatórias durante comemoração política
Prefeitura reforça modernização da rede elétrica da UPA de Palmeira
PF cancela passaportes de Flávio Bolsonaro após decisão de Moraes
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
