Semarh: Cuidados no descarte correto de resíduos ajudam na contenção da Covid-19
A atenção na manipulação desses materiais deve ser redobrada para enfrentamento do vírus

O descarte correto do resíduo domiciliar é um grande aliado na contensão da Covid-19. Por isso, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL) reforça a importância de redobrar os cuidados com estes materiais.
Em caso de pessoas com suspeita da doença, a instrução é para separar uma lixeira, de uso exclusivo, no cômodo de casa, usando sacos de lixos mais resistentes. A higienização da lixeira em pontos de contato e uma vedação eficiente devem ser feitas para que o vírus não possa se espalhar por meio dos materiais.
Como esclarece a coordenadora de resíduos sólidos da Semarh, Elaine Melo. “Na coleta regular, a população pode auxiliar os trabalhadores que realizam esse serviço destinando o seu resíduo de forma mais segura, colocando em sacos mais resistentes, inclusive, em mais de um saco, de preferência com lacre e não enchendo em sua totalidade, garantindo, assim, a diminuição da chance de contágio”.
Os equipamentos de proteção individual, como máscaras descartáveis e luvas, além dos itens de higiene pessoal, não podem e nem devem ser dispensados no lixo comum. É necessário descartá-los em local adequado para evitar o risco de contaminação.
Estudos mostram que a Covid-19 consegue sobreviver até três dias em algumas superfícies, como plástico e aço, 72 horas em aço inoxidável e plástico, 24 horas em papelão e quatro horas em cobre.
“É sempre importante reforçamos os cuidados que devemos ter também na hora do descarte dos resíduos. As pequenas atitudes também contribuem para o bem maior no combate ao corona vírus”, destacou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira.
Veja também
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
