Semarh: Cuidados no descarte correto de resíduos ajudam na contenção da Covid-19
A atenção na manipulação desses materiais deve ser redobrada para enfrentamento do vírus
O descarte correto do resíduo domiciliar é um grande aliado na contensão da Covid-19. Por isso, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL) reforça a importância de redobrar os cuidados com estes materiais.
Em caso de pessoas com suspeita da doença, a instrução é para separar uma lixeira, de uso exclusivo, no cômodo de casa, usando sacos de lixos mais resistentes. A higienização da lixeira em pontos de contato e uma vedação eficiente devem ser feitas para que o vírus não possa se espalhar por meio dos materiais.
Como esclarece a coordenadora de resíduos sólidos da Semarh, Elaine Melo. “Na coleta regular, a população pode auxiliar os trabalhadores que realizam esse serviço destinando o seu resíduo de forma mais segura, colocando em sacos mais resistentes, inclusive, em mais de um saco, de preferência com lacre e não enchendo em sua totalidade, garantindo, assim, a diminuição da chance de contágio”.
Os equipamentos de proteção individual, como máscaras descartáveis e luvas, além dos itens de higiene pessoal, não podem e nem devem ser dispensados no lixo comum. É necessário descartá-los em local adequado para evitar o risco de contaminação.
Estudos mostram que a Covid-19 consegue sobreviver até três dias em algumas superfícies, como plástico e aço, 72 horas em aço inoxidável e plástico, 24 horas em papelão e quatro horas em cobre.
“É sempre importante reforçamos os cuidados que devemos ter também na hora do descarte dos resíduos. As pequenas atitudes também contribuem para o bem maior no combate ao corona vírus”, destacou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira.
Veja também
Últimas notícias
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Veja instituições eleitas para o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
