Avanço no nº de casos de Covid-19 reforça importância de endurecer isolamento social
Tendência é que surjam novos casos após população descumprir o isolamento
O salto significativo no número de casos confirmados de Covid-19 em Alagoas, nas últimas 48 horas, fez soar o alerta entre os profissionais de saúde mais uma vez nesta pandemia, principalmente entre médicos infectologistas. A preocupação deles é no sentido de que as pessoas não menosprezem o isolamento social, já que mesmo com essa estratégia em andamento – por meio de decreto estadual – há uma tendência de novos casos de coronavírus surgirem de maneira galopante em Alagoas.
O termômetro do descumprimento do isolamento social foi o feriado de Semana Santa, quando foi possível notar um número expressivo de pessoas nas feiras livres da capital e interior, em especial nos mercados de venda de peixe, e também em supermercados para a compra de ovos de Páscoa.
“Há mais doentes, sim. No último boletim [epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde] houve um aumento de 14 casos confirmados em um único dia e a expectativa é grande, de mais casos, considerando que houve uma frouxidão do isolamento por parte da população durante os dias da Semana Santa. Tem sido observado aglomeração no mercado público, em supermercados e nas filas em lotéricas, por exemplo”, alerta a infectologista Luciana Pacheco.
A médica acredita que há muito mais casos do que os notificados, já que estão sendo testados apenas pacientes graves internados. Casos mais leves, que compõem justamente a maioria das pessoas contaminadas, não aparecem no boletim de confirmações.
“Tem só uma ponta do problema aparecendo. No meu ponto de vista, só a vacina vai conseguir controlar a doença [Covid-19]. Enquanto ela não está pronta, nós precisamos adotar estratégias para diminuir aglomerações, reduzindo a transmissão do vírus entre as pessoas. O isolamento será para sempre? Claro que não. Mas nos próximos trinta dias, em que os casos devem atingir o pico, ficar em casa é a estratégia mais eficaz de proteção”, destaca a infectologista.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
