Governo amplia ações de combate ao coronavírus no interior de Alagoas
Medidas incluem aumento no número de leitos e envio de 10 mil testes rápidos
Embora Maceió concentre disparadamente o maior número de casos, com 645 pessoas infectadas, a propagação do novo coronavírus começa a atingir mais rapidamente o interior de Alagoas. O boletim epidemiológico publicado nesta terça-feira (28) registrou contaminação por Covid-19 em outras 32 cidades, num total de 121 testes positivos para a doença no interior até o momento.
O cenário só não é mais dramático porque o Governo de Alagoas se antecipou à pandemia. Os decretos com medidas de isolamento social e restrições para funcionamento de estabelecimentos comerciais combinados com investimentos na rede pública de saúde retardaram a disseminação do contágio. Desde então, a aplicação de recursos e as iniciativas de combate ao vírus não pararam. Agora, a atual gestão amplia os investimentos com atenção redobrada para municípios de todas as regiões.
“Nós temos atuado fortemente em todo o estado no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Estamos estruturando novos leitos no interior. Temos leitos em funcionamento em Coruripe, Arapiraca e São Miguel e estamos avançando também na estruturação de leitos clínicos e de UTI nos municípios de Santana do Ipanema e Penedo”, explica Alexandre Ayres, secretário de Estado da Saúde.
Atualmente, após o fortalecimento da rede estadual de saúde, os municípios alagoanos do interior totalizam 129 leitos – entre clínicos, intermediários e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – para tratamento exclusivo do novo coronavírus. “O objetivo é poder descentralizar a rede hospitalar e atender o cidadão mais próximo da sua residência”, esclarece o gestor.
Centrais de triagem
A testagem de pessoas é outra prioridade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Por isso, mais 10 mil testes rápidos estão sendo enviados para todas as 102 cidades alagoanas. “A ideia é que a gente identifique rapidamente as pessoas contaminadas e determine o seu isolamento – seja ele domiciliar ou hospitalar – para evitarmos a circulação ou a ampliação da circulação do vírus”, aponta Alexandre Ayres. O montante se soma ao envio de outros 13 mil testes já encaminhados, num total de 23 mil testes.
Para acelerar a identificação do contágio em pessoas que apresentem sintomas gripais, o secretário anunciou na noite da última segunda-feira a construção de três centrais de triagem no interior – a exemplo da estrutura montada no Ginásio do Sesi, em Maceió –, em Santana do Ipanema, Porto Calvo e Arapiraca.
Outro ponto é a estruturação de barreiras sanitárias nas divisas do estado. Juntamente com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a Sesau instalou pontos para aferição de temperatura corporal em pessoas que circulam nas cidades que fazem divisa com os estados da Bahia, Sergipe e Pernambuco. Quando constatado sintoma de gripe com suspeita de Covid-19, o indivíduo é encaminhado à unidade de referência localizada na região.
Para quem reside no interior de Alagoas e deseja saber onde procurar assistência médica, basta acessar o hotsite www.alagoascontraocoronavirus.al.gov.br, lançado recentemente pelo Governo do Estado. Por lá, basta digitar o nome da cidade no sistema de busca, que informa onde procurar atendimento em hospitais, unidades básicas de saúde e postos médicos.
Veja também
Últimas notícias
Jovens lideram casos de Aids em Alagoas este ano, aponta Ministério da Saúde
BRB disponibiliza pontos de atendimento para servidores municipais
Escolas estaduais promovem consulta pública para escolha de gestores escolares nesta quarta
[Vídeo] Morador denuncia abandono e reclama de buracos no Loteamento Porto Vitória
Manutenção programada afeta abastecimento de água em Maragogi neste sábado (6)
Polícia Militar de Alagoas efetua 36 prisões durante a 21ª edição da Operação Força Total
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
