Benefícios das atividades físicas
Quando vamos ao médico, frequentemente nos deparamos com a seguinte pergunta: Com qual frequência você realiza atividades físicas? Apesar de parecer estranha, essa pergunta diz muito a respeito da saúde. A seguir demonstraremos os benefícios das atividades físicas e como você pode melhorar sua qualidade de vida de maneiras simples.
Os exercícios físicos são essenciais para uma vida saudável e para a prevenção de diversas patologias. Muitos estudos relacionam os exercícios até mesmo com o aumento da expectativa de vida. Isso mesmo, quem não pratica exercícios físicos vive menos! O sedentarismo e maus hábitos de vida fazem com que doenças graves desenvolvam-se, impossibilitando que você tenha saúde e bem-estar.
Normalmente a pessoa que procura uma academia ou inicia algum esporte está em busca da perda de peso. Entretanto, a prática de exercícios está relacionada com benefícios muito maiores do que apenas diminuir medidas. Pesquisas comprovam que exercícios melhoram o aprendizado, diminuem problemas de depressão, ajudam no tratamento de diabetes, melhoram a pressão arterial e a frequência cardíaca, diminuem as crises de enxaqueca e previnem infartos, derrames, osteoporose e outras doenças. Além disso, exercícios dão mais disposição, aumentam a autoestima, diminuem o estresse e aumentam a qualidade do sono.
Os exercícios aeróbicos, tais como caminhada, natação, hidroginástica, bicicleta e dança, estão relacionados com a melhora da oxigenação do coração e dos pulmões e com a diminuição do mau colesterol (LDL) e triglicérides. Esses exercícios são os melhores para a promoção da saúde e para o bem-estar.
Já para ganhar massa e força muscular, os exercícios indicados são os de musculação, também chamados de exercícios de carga. Esses exercícios também são importantes porque aumentam a força para evitar lesões, diminuem dores lombares, também reduzem o mal colesterol (LDL) e previnem doenças. Sem contar a melhora estética.
Não importa qual exercício físico você realiza, o importante é não ficar parado e praticar essa atividade com regularidade. Entretanto, não é recomendado fazer atividades físicas sem antes consultar um médico, pois devem ser realizados exames antes de iniciá-las. Estando apto para praticar exercícios, basta escolher o que mais lhe agrada. É importante gostar do exercício escolhido, pois só assim você evitará o abandono da atividade.
O ideal é que as atividades físicas sejam realizadas por, no mínimo, 30 minutos e quatro vezes durante a semana. Perceba que o tempo é pequeno e você pode facilmente conseguir realizar esse período de atividades se mudar um pouco sua rotina. Leve seu cachorro para passear, acorde cedo, vá à padaria a pé, opte pela escada em substituição ao elevador ou, quem sabe, vá trabalhar ou estudar de bicicleta. São coisas simples que podem mudar sua vida.
Últimas notícias
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Alfredo Gaspar garante R$ 816,4 mil em investimentos para a região Norte de Alagoas
Com mais de 1.400 romeiros, São Sebastião realiza grande romaria em Juazeiro do Norte
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
