Instituto de Identificação volta a funcionar dia 5 de outubro na região Norte
Postos de Porto Calvo e Matriz de Camaragibe vão voltar após seis meses
Fechados há seis meses devido a pandemia do novo coronavírus, a rede de postos do Instituto de Identificação do interior de Alagoas voltará a funcionar em sua totalidade a partir da próxima segunda-feira,(5). O retorno das atividades nas unidades acontece após publicação de decreto estadual nº 71.258, que flexibilizou o Protocolo Sanitário de Distanciamento Social Controlado de Alagoas. Na região Norte, voltam as unidades de Porto Calvo e Matriz de Camaragibe.
Voltarão a funcionar os postos nos municípios de Arapiraca, Batalha, Cacimbinhas, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Inhapi, Lagoa da Canoa, Matriz de Camaragibe, Murici, e Olho D"Água das Flores. Também serão reabertos os postos em Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Penedo, Pilar, Piranhas, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Sebastião, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa.
Durante toda essa semana, os postos estão passando por adequações de segurança e de prevenção ao coronavírus em sua estrutura até o dia da reabertura. Os colaboradores responsáveis pelos atendimentos também estão recebendo orientações de como proceder no acolhimento dos usuários dos serviços oferecidos pelo órgão nesse novo normal.
A reabertura dos postos está condicionada a algumas leis e protocolos pós-pandemia que deverão ser respeitadas, como o distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras, como também o uso de álcool 70% ou em gel. Mas, a principal mudança será a obrigatoriedade do agendamento eletrônico para o atendimento presencial.
O agendamento para os postos do interior do Estado será realizado através de um link disponibilizado no site da Perícia Oficial do Estado de Alagoas. Os interessados deverão acessar o endereço www.periciaoficial.al.gov.br e clicar na opção agendamento interior.
A chefe administrativa do Instituto de Identificação, Shirley Araújo, explicou que o agendamento funcionará em um link diferente da capital, e as vagas serão disponibilizadas por períodos semanais. Ou seja, o agendamento eletrônico abrirá no domingo com as vagas disponíveis para a semana.
O horário de atendimento presencial para solicitação, tanto da primeira como segunda via da carteira de identidade acontecerá das 8h às 16 horas. O horário das 16h às 17h será destinado apenas para a entrega das carteiras de identidade que já estejam prontas.
O agendamento eletrônico para toda a rede já era um desejo antigo da superintendência do órgão, que vinha recebendo muitas reclamações de pessoas que precisavam chegar muito cedo e enfrentar filas para conseguir uma ficha nos postos. Isso acabava impedindo o atendimento de usuários que vinham de outros municípios e até mesmo alguns prioritários, como idosos.
“Agora com a informatização do agendamento, o requerente poderá acessar o sistema pelo celular ou computador, e fazer um único registro por CPF para ser atendido presencialmente. Além disso, quando agendado, o usuário só precisará chegar 15 minutos antes do horário marcado, evitando filas e aglomerações nos postos”, afirmou Shirley Araújo.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
