Laboratório é condenado por mentir sobre a saúde de Fábio Jr
Artista receberá indenização de R$ 100 mil
Vítima de uma propaganda mentirosa sobre disfunção erétil, o cantor Fábio Jr. receberá uma indenização de R$ 100 mil do Laboratório Gileade e da empresa de comércio Onlinemax.
Fábio Júnior, ícone da música romântica, descobriu em agosto 2017 que as empresas estavam usando o seu nome e a sua imagem para vender um suposto medicamento, o "Testomaster", contra a impotência sexual. O anúncio, fake, dizia que o cantor havia tomado a "pílula milagrosa" para se curar, e ainda trazia uma foto de Fábio Jr com as suas filhas.
No processo aberto contra as empresas, o cantor afirma que, ao contrário do que disse o anúncio, sempre foi conhecido como homem viril, galanteador e símbolo sexual de toda uma geração. Diz que não quer a sua imagem associada a um produto que nunca usou, nem aprovou e que sequer possui registro na Anvisa.
Além da indenização por danos morais e por uso indevido de imagem, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou a Gileade e o Onlinemax a publicarem uma retratação, desmentindo as informações veiculadas em nome do músico.
"Tais fatos, que já seriam negativos para qualquer pessoa, assumem ainda maior acuidade e relevância para a imagem da vítima em específico, visto que é de conhecimento geral que, como artista e cantor de músicas românticas, explora sua imagem de galanteador, sendo um dos mais notórios sex symbols brasileiros", afirmou a desembargadora Mary Grün, relatora do processo.
As empresas se defenderam no processo alegando que não são titulares do site em que a "matéria teria sido publicada". Disseram que não publicaram o texto e que não tinham poderes para alterar o conteúdo do site. O TJ não aceitou a argumentação, mas ainda cabe recurso.