Passeios às piscinas naturais de Porto de Pedras são reorganizados
Para evitar aglomerações, número de visitantes e de embarcações serão reduzidos
A secretaria de Meio Ambiente de Porto de Pedras deu início ao ordenamento do acesso as piscinas naturais da cidade, considerada o coração da rota ecológica, onde se localiza o mais belo conjunto de corais da região.
Na primeira reunião do ano com os jangadeiros, a secretária Flávia Rego apresentou a legislação em vigor responsável pelo regramento desse tipo de atividade turística. Desde 2018, com a aprovação da lei aquaviária e portarias do ICMbio, a prefeitura de Porto de Pedras vem promovendo ações para assegurar o controle desse tipo de passeio.
Com a exigência dos órgãos fiscalizadores, a prefeitura está iniciando um novo ordenamento para executar o plano vigente e ajudar aos jangadeiros com relação a regularização de documentos pessoais e da embarcação.
As modificações que serão impostas modificam o número de visitantes e de embarcações que podem desembarcar nas piscinas naturais para evitar superlotação.
As ações integram o conjunto de atividades que estão sendo desenvolvidas pelo município na fase piloto de implantação do projeto Bandeira Azul, na praia do Patacho, onde se localiza uma das piscinas naturais mais procuradas.

O prefeito Henrique Vilela, que está em seu segundo mandato, diz que já autorizou ações no local e o município já dispõe de uma jangada que será usada na fiscalização permanente para garantir que os recifes de corais não sejam prejudicados pelas âncoras das jangadas ou qualquer intervenção humana.
Os jangadeiros também serão padronizados e até comidas e bebidas terão que seguir ao padrão determinado.
“A prefeitura está orientando e contribuindo com todos, mas essa é uma via de mão dupla. Quem não se enquadrar e insistir em não se adequar, será fiscalizado e terá que se regularizar para continuar trabalhando”, disse a secretária. Ela acrescentou que os fiscais do município já estão atuando nos pontos de embarque para o diagnóstico da situação atual. Até o fim deste mês, a prefeitura quer implantar as novas normas.
Últimas notícias
Alagoas fica entre os piores estados em qualidade de energia sob concessão da Equatorial, aponta ranking
PoderData: para 39%, governo Lula é pior que o de Bolsonaro
Homem é flagrado com faca durante abordagem policial em Maribondo
Homem com mandado de prisão em aberto é capturado na canafístula, Arapiraca
Drogas são encontradas em imóveis abandonados em Arapiraca
Motociclista sem habilitação foge da polícia e é detido em Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
