Maragogi volta liberar comércio, bancos e supermercados
Medidas entram em vigor na sexta-feira

A Prefeitura de Maragogi vai publicar na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial dos Municípios (DOM) o decreto municipal nº 014/2021 que volta a liberar com restrições, as atividades comerciais, bancos, supermercados, ensino particular e passeios de buggy e aquaviários. As atividades voltam a funcionar amanhã. Outra medida importante foi a prorrogação até o dia 18 de abril da suspensão das aulas presenciais na rede pública.
As atividades estavam suspensas na cidade turística desde o último sábado (20) por conta do decreto municipal nº 013/2021. Porém, as atividades comerciais consideradas não-essenciais serão fechadas no sábado (27), domingo (28) e segunda-feira (29) por conta do decreto estadual que impede o atendimento presencial ao público nesses setores. Bancos e supermercados vão funcionar normalmente (com as devidas restrições) nessas datas. O novo decreto municipal tem validade até o dia 5 de abril. As restrições no decreto estadual permanecem valendo em Maragogi.
No período de 20 a 24 de março a Prefeitura de Maragogi impôs várias restrições visando coibir o avanço da Covid-19 no município turístico. A gestão determinou o fechamento do comércio em geral, praias, escolas particulares, barbearias, salões de belezas e academias. A agência dos Correios, Casas Lotéricas e correspondentes bancários também ficaram com as atividades suspensas.
Confira os principais pontos do novo decreto:
Abertura com restrições
I - As banquinhas de venda dos tradicionais “bolinhos de goma” e de produtos artesanais instaladas às margens da rodovia AL 101 Norte, dentro do perímetro deste município em conformidade com o Decreto Municipal;
II – Os passeios de buggys e aquaviário, exceto aos sábados e aos domingos;
III - as atividades educacionais das Instituições Particulares de Ensino, deverão ser ministrados presencialmente pelo sistema híbrido, exceto creches e o ensino infantil;
IV - O Espaço Gourmet, localizado na avenida Senador Rui Palmeira (orla), utilizando-se para isso o sistema de “pague e leve” e “delivery”, até às 23h, sendo terminantemente proibido consumo no local;
Fica permitido aos hotéis, pousadas e congêneres a utilização de 75% de capacidade;
Orientações na Feira livre
As feiras livres no munícipio de Maragogi funcionarão às sextas-feiras das 14h às 17h e aos sábados, das 6h às 15h, obedecendo o espaçamento de 2m, entre barracas (bancas) e pessoas, evitando aglomeração e conterá agente sanitário orientando feirantes e clientes.
I – Será permitido apenas feirantes locais;
II – Idosos, crianças e gestantes não devem ir à feira ou sair de casa;
III – Ir à feira apenas uma pessoa da família;
IV – Uso obrigatório de máscaras;
V - Os consumidores obedecerão fluxo pré-determinado por fiscais;
VI – os feirantes em desacordo com as medidas sanitárias poderão ser impedidos de comercializar seus produtos e/ou tê-los confiscados, até sua regularização;
Aulas na rede pública
Fica prorrogada a suspensão das aulas presenciais nos estabelecimentos de ensino da rede pública municipal, até o dia 18 de abril de 2021, devendo iniciar as atividades de ensino no dia 19 de abril de 2021, em sistema híbrido, 5º e 9º ano.
Órgãos públicos
Ficam permitidas as atividades internas nos órgãos públicos municipais, estando suspensos os atendimento ao público, exceto dos serviços essências.
Ficam autorizados os atendimentos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Município de Maragogi, atendendo rigorosamente aos Protocolos Sanitários.
Ficarão permitidos os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, CAPS, Farmácia municipal, entre outros serviços de saúde, bem como ficam mantidas as viagens para atendimento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, oncologia e outras consideradas urgentes pela Secretaria Municipal de Saúde, inclusive continuarão funcionando a base do SAMU, Ambulatorial de Covid-19, Unidade de Pronto Atendimento – UPA Santo Antônio, maternidade e vacinação contra o Coronavírus.
Barreiras sanitárias
A Prefeitura Municipal de Maragogi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, manterá a barreira sanitária no povoado de Peroba (divisa AL/PE), a fim de aferir temperatura e possíveis sintomas do COVID-19 dos passantes, bem como a barreira sanitária no Povoado de São Bento (divisa com o Município de Japaratinga/AL).
Últimas notícias

"Missão cumprida, mas justiça pela metade", desabafa mãe de Roberta Dias após condenações no caso

Seprev entrega 273 Carteiras de Identidade Nacional garantidas pela Casa de Direitos

Acidente entre motociclistas no Bosque das Arapiracas deixa vítimas com escoriações

Motociclista sofre fratura após colisão com carroça em Maceió

Idosa de 88 anos é socorrida após mal súbito em Arapiraca

Polícia prende suspeito de tráfico e apreende drogas e arma de fogo em Joaquim Gomes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
