Maragogi

Maragogi endurece medidas e fecha comércio por cinco dias

Período mais restritivo ocorre de 20 a 24 de março

Por Maurício Silva 18/03/2021 07h07 - Atualizado em 18/03/2021 07h07
Maragogi endurece medidas e fecha comércio por cinco dias
Decreto é válido em Maragogi no período de 20 a 24 de março - Foto: Maurício Silva

A Prefeitura de Maragogi decidiu endurecer medidas restritivas para coibir o avanço do novo coronavírus na cidade do Litoral Norte de Alagoas e entre as novas adequações estão o fechamento do comércio, praias, escolas particulares, barbearias, salões de belezas e academias no período de 20 a 24 de março. O decreto municipal nº 013/2021 foi publicado na edição desta quinta-feira (18) do Diário Oficial dos Municípios (DOM).

As medidas adotadas pela gestão do prefeito Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP) são ainda mais rígidas que as do Governo do Estado, mas as restrições de Maragogi vão até o dia 24 e as do Estado entram em vigor nesta sexta-feira (19) e valerá por 14 dias. O gestor municipal disse que entrou em acordo com Renan Filho para adotar as novas medidas.

Pelo decreto estadual, o comércio de rua, está vedado nos dias de sábado, domingo e segunda-feira (no período de 14 dias), mas em Maragogi o comércio não essencial ficará fechado até o dia 24 de março. No decreto municipal, até as agências bancárias terão restrições (funcionarão apenas o auto-atendimento nos caixas eletrônico) e os Correios terão os serviços suspensos de 20 a 24 desse mês.

Em caráter excepcional, a Prefeitura de Maragogi promove restrições nas padarias, supermercados, conveniências, mercearias, galeterias, sorveterias, lanchonetes e congêneres, dia 20  de março, das 6h às 18h.

Bares, restaurantes e receptivos

No período restritivo, a Prefeitura de Maragogi decidiu vedar bares, restaurantes, receptivos, lanchonetes e estabelecimentos congêneres. Serviços de delivery serão autorizados até as 23h, apenas para comercialização de alimentos, sendo terminantemente proibido venda de bebidas alcoólicas. Também está proibido nesse período banquinhas de venda dos tradicionais “bolinhos de goma”.

Praias e passeios

A gestão também decidiu proibir no período passeios turísticos comerciais de buggys; passeios aquaviários de qualquer natureza; qualquer atividade de comércio e acesso às praias, cachoeiras, rios e outros locais.

Estética, academias e escolas.

Também estão proibidos no período: salões de beleza, barbearias, centros de estética e congêneres; academias, centro de ginástica e estabelecimentos similares. Nesse período também está vedado estacionamentos públicos ou privados. As instituições de ensino particular também serão fechadas nessa época e também os cartórios.

Eventos e igrejas

De 20 a 24 de março de 2020 estão suspensos em Maragogi eventos esportivos, de lazer, artísticos, culturais, acadêmicos, políticos, científicos, comerciais e religiosos. Templos, igrejas e demais instituições religiosas, de qualquer doutrina, fé ou credo, com 30% de sua capacidade e por duas vezes por semana, exceto sábados e domingos.

Hospedagem

Resorts, hotéis e pousadas vão funcionar com 75% da capacidade e que alberques e hostels estão vedados no período de 20 a 24 de março. O Espaço Gourmet, localizado na avenida Senador Rui Palmeira (orla), poderá funcionar apenas por meio de delivery até as 23h.