Multas por infrações ambientais chegam a 300 mil reais na última semana
Parte significativa das irregularidades são por ausência de licença ambiental

Na semana passada, a equipe da Gerência de Monitoramento e Fiscalização (Gemfi), do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), totalizou R$321.715,59 mil em multas por infrações ambientais. A maioria das irregularidades, cerca de 56%, ocorreu devido à falta de licença ambiental. Esta, é uma exigência legal para a instalação e operação de atividades ou empreendimentos.
A maior parte dos estabelecimentos multados, sem licença ambiental, são pousadas e condomínios localizados nos municípios de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, no litoral norte de Alagoas. Cada infração foi em torno de 14 mil reais.
Outras irregularidades encontradas durante as ações da semana anterior, foram o lançamento de efluentes a céu aberto, reformas sem autorização, acondicionamento irregular de resíduos sólidos e a ausência da Manifestação de Transporte de Resíduos (MTR).
Licenciamento ambiental é feito totalmente online
As multas e embargos em razão do funcionamento ou instalação de empreendimentos e atividades sem o licenciamento ambiental, como nos casos citados, podem ser evitados com a devida regularidade junto ao órgão ambiental.
A emissão de licença ambiental, além da obrigatoriedade, possibilita que o IMA avalie os empreendimentos e atividades que podem causar impactos à natureza. Com isso é possível o planejamento e as ações de monitoramento para a preservação dos recursos naturais.
“O licenciamento ambiental tem o intuito de minimizar riscos ao meio ambiente, também estabelece o controle sobre as atividades possivelmente poluidoras e degradadoras”, destaca Sérgio Godoy, Gerente de Licenciamento (Gelic) do Instituto.
Desde o protocolo do pedido de licenciamento até a emissão da licença ambiental são feitas online. Dessa forma o interessado não precisa se deslocar até a sede do IMA, o que torna ainda, o atendimento mais ágil e prático.
A solicitação e o acompanhamento devem ser feitos através do Portal Ambiental: https://licenciamento.ima.al.gov.br/. O Instituto também disponibiliza o Whatsapp para sanar possíveis dúvidas: (82) 98833-9407 opção 2.
Últimas notícias

Justiça Federal determina paralisação de construções em terra indígena Xukuru-Kariri
![[Vídeo] Após chuvas, lama invade rodovia AL-101 Norte na cidade de Maragogi](https://img.7segundos.com.br/mg84ttlDXmHudBkuY3cPu5hZWpM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-04-02-at-100601.jpeg)
[Vídeo] Após chuvas, lama invade rodovia AL-101 Norte na cidade de Maragogi

Donald Trump anuncia tarifação sobre importados e gera preocupação no Brasil e no mundo

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumula em R$ 51 milhões

Polícia faz ação contra vídeos e pichações ameaçando moradores e policiais de Campo Alegre

Japaratinga alcança classificação de Município Turístico e abre caminho para novos investimentos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
