Ministérios Públicos de AL recomendam que Estado divulgue critérios para ocupação de leitos
Agravamento da situação da pandemia exige adoção de providências sobre internações e espera por leitos por eventual falta de vagas
Em razão da iminência de colapso do sistema de saúde no estado de Alagoas, que já chegou a atingir 89% de ocupação dos leitos de terapia intensiva destinados à COVID-19, os Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MP/AL) expediram recomendação ao Governador e ao secretário de Estado da Saúde para que tornem públicos os critérios de priorização de pacientes para ocupação destes leitos, caso concretizado o cenário de falta de vagas suficientes para o atendimento da população infectada.
Representantes do MPF e do MP/AL, atuando conjuntamente, orientam o Estado de Alagoas a adotar todas as providências necessárias para disponibilizar, nos Boletins Diários publicados no sítio virtual www.alagoascontraocoronavirus.com.br, o número de pacientes admitidos no sistema público de saúde para tratamento da COVID-19 e que se encontram à espera de leitos clínicos ou de UTI por falta de vagas suficientes.
Bem como que reforce com todos os estabelecimentos hospitalares que possuem leitos COVID contratualizados a necessidade de mantê-los em capacidade de funcionamento, providos de insumos e escala profissional, permanecendo aptos à regulação de pacientes realizada pelo Estado.
A urgência da situação requer que os representantes do Estado de Alagoas manifestem-se sobre o cumprimento da Recomendação no prazo de cinco dias, a contar do recebimento, indicando as medidas que tenham sido ou que serão adotadas.
Assinam a recomendação: pelo MP/AL, o Procurador-Geral de Justiça do Estado de Alagoas Márcio Albuquerque e a Força-Tarefa do MP para a Covid-19; pelo MPF, os procuradores da República Bruno Lamenha, Julia Cadete, Niedja Kaspary e Roberta Bomfim, que compõem o GT-Covid-19 do MPF em Alagoas.
Últimas notícias
Polícia Civil mobiliza servidores para eleições e amplia treinamento com drones
Luciano exalta Paulo por duplicações e diz que obras fortalecem Arapiraca
CEPRAM julgará auto contra Braskem por deslocamento do solo e risco de sumidouros
Renato Filho promete combater bets no Congresso e alerta para impacto nas famílias
MPAL visita o Rei Pelé para averiguar obras e condições de funcionamento
Paulo Dantas celebra salto de Alagoas ao 3º lugar nacional em inovação
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
