Anvisa vai fazer inspeção em duas fábricas da Sputnik na Rússia
A meta é avaliar processos de trabalho, estruturas físicas de produção e armazenamento, laboratórios de controle de qualidade e documentação
Após uma reunião com representantes do laboratório União Química e com o Fundo Russo, responsável pela vacina Sputnik V, realizada na sexta-feira (9/4), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que enviará funcionários à Rússia para realizar inspeções nas fábricas responsáveis pela produção do imunizante que poderá vir para o Brasil.
De acordo com um comunicado divulgado pela Anvisa neste sábado (10/4), as inspeções serão feitas em duas fábricas diferentes. A primeira visita, programada para os dias 15 a 21 de abril, será feita por três servidores da Anvisa na empresa JSC Generium. O local é responsável pela produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) e pela vacina finalizada.
A segunda inspeção acontecerá de 19 a 23 de abril na empresa UfaVITA, responsável pelas etapas finais de envase e embalagem dos imunizantes. “Esta segunda inspeção será feita por outra equipe com dois servidores da Anvisa, já que existe uma coincidência de datas e as duas fábricas estão a uma distância de duas horas de voo”, informou a agência reguladora. As datas foram definidas em função da disponibilidade do Fundo Russo.
O objetivo principal das inspeções será avaliar aspectos relevantes na produção da vacina contra o coronavírus, como processos de trabalho, as estruturas físicas das áreas de produção, armazenamento e laboratórios de controle de qualidade, além da documentação do sistema de garantia de qualidade da empresa.
Em março,o Ministério da Saúde assinou contrato para receber 10 milhões de doses da vacina Sputnik V. As unidades adquiridas serão importadas da Rússia pelo laboratório brasileiro União Química. O cronograma de entregas inicialmente previsto, apresentado pela União Química, indica a possibilidade de chegada ao Brasil de 400 mil doses até o fim de abril, 2 milhões no fim de maio e 7,6 milhões ao cabo de junho.
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
