Maior iceberg do mundo se desprende da Antártica
Chamado de A-76, imenso bloco de gelo é 80 vezes maior do que Manhattan

O maior iceberg do planeta se desprendeu da Antártica nos últimos dias, formando um pedaço de gelo flutuante tem cerca de 80 vezes o tamanho de Manhattan.
O iceberg se quebrou no lado oeste da plataforma de gelo de Filchner-Ronne, que fica no mar de Weddell, segundo informações da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgadas nesta quarta-feira (19).
O iceberg tem o formado de uma gigantesca tábua de passar roupa, medindo cerca de 170 quilômetros de comprimento por 25 quilômetros de largura, tornando o pedaço de gelo um pouco maior do que a ilha espanhola de Maiorca.
O desprendimento do iceberg faz parte de seu ciclo natural, com grandes pedaços de gelo se quebrando em intervalos regulares. Os cientistas não relacionam este movimento com a mudança climática e, em vez disso, acreditam que está em andamento o ciclo natural de formação de icebergs na região.
Depois de derreter, o novo iceberg não levará ao aumento do nível do mar justamente porque ele era parte de uma plataforma de gelo, da mesma forma como um cubo de gelo derretido não aumenta o nível da bebida em seu copo.
Isso torna icebergs como este diferentes de geleiras ou mantos de gelo que são encontrados em terra e que elevam o nível do mar quando se quebram no oceano ou derretem.
Se todo o manto de gelo da Antártica derreter, o nível do mar poderia subir em cerca de 57 metros.
A ESA afirmou que o iceberg foi avistado pela primeira vez pelo oceanógrafo polar Keith Makinson, integrante do centro britânico de Pesquisas Antárticas, na semana passada, e foi confirmado peço Instituto Nacional do Gelo dos Estados Unidos usando imagens do satélite Copernicus Sentinel-1, da ESA.
Agora, o enorme pedaço de gelo é oficialmente conhecido como A-76. O nome pode soar um pouco enfadonho para o maior iceberg do mundo, mas é baseado na ciência. A ESA disse que os icebergs são tradicionalmente nomeados pelo quadrante antártico onde foram vistos pela primeira vez, seguido de um número e, se o iceberg se quebrar, uma letra sequencial.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
