OMS define novos nomes para variantes da Covid-19; brasileira vai chamar 'Gamma'
Mudança nos nomes atuais para letras do alfabeto grego foi recomendada por um grupo de especialistas convocados pela organização
A OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou nesta segunda-feira (31) que usará letras do alfabeto grego para nomear as variantes da Covid-19 diagnosticadas ao redor do mundo até o momento. Com a alteração, a cepa identificada pela primeira vez em Manaus, a P.1, passará a se chamar Gamma, por exemplo.
A mudança nos nomes atuais para letras do alfabeto grego foi recomendada por um grupo de especialistas convocados pela organização. Segundo a OMS, a nomenclatura será mais fácil e prática de ser discutida por públicos não científicos e evitará termos que podem ser “estigmatizantes” ao associar um país ou região à doença.
Os nomes científicos das variantes do novo coronavírus ainda existirão, mas deixarão de ser usados pela OMS em seus comunicados. As alterações valem tanto para variantes de interesse como para as de preocupação.
Entenda o que significa cada tipo de variante:
Variantes de interesse
Incluem marcadores genéticos específicos que predizem sua capacidade de afetar a transmissão, o diagnóstico, a terapia ou a resposta aos anticorpos neutralizantes do vírus. Podem exigir ações de saúde pública, incluindo vigilância do vírus, ou investigações epidemiológicas para avaliar a facilidade de transmissão, se causam doenças mais graves, qual a resposta a tratamentos, e se as vacinas atuais oferecem proteção a elas.
Variantes de preocupação
Há evidências de que elas têm maior capacidade de contágio. Essas variantes se manifestam de forma mais grave nos doentes, levando a mais hospitalizações ou mortes, são mais resistentes a tratamentos e vacinas, e têm mais falsos negativos em testes de detecção de diagnóstico.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
