Alagoas recebe mais 39.780 doses da vacina Pfizer para imunização contra Covid-19
Lote será destinado inicialmente aos municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos
Alagoas recebeu, no final da tarde desta terça-feira (8), mais 39.780 doses da vacina fabricada pela Pfizer. Com a nova remessa – de número 29 – enviada pelo Ministério da Saúde (MS), o Governo do Estado dará sequência à imunização nos municípios aptos para receber as doses produzidas pela farmacêutica belga: Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos. Após terem passado por uma capacitação promovida pelo Plano Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), as quatro cidades apresentaram condições técnicas e atenderam aos pré-requisitos exigidos pelo MS para realizar a vacinação com o imunizante na população.
Técnicos do PNI/AL monitoram os demais municípios que foram capacitados para receber, armazenar e aplicar os imunizantes da Pfizer. Ao averiguar as condições de cada cidade, o Programa Nacional de Imunização em Alagoas autoriza o envio das vacinas.
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, ressaltou a importância do envio semanal de imunizantes por meio do Ministério da Saúde. “A chegada das vacinas todas as semanas vai permite que a imunização avance cada vez mais. Alagoas tem recebido as doses e as distribui para os municípios na sequência. A vacinação tem sido referência e já ultrapassamos um milhão de doses aplicadas”, reforçou o titular da pasta.
Retirada
Os imunizantes chegam congelados em temperatura entre -80° e -60° Celsius. Após o recebimento pelos técnicos PNI/AL, o lote é cadastrado no sistema do MS e armazenado em temperatura entre -25° e -15° Celsius. Para fazer a retirada das doses dos imunizantes e dos insumos, as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) precisam solicitar o quantitativo pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Em seguida, eles agendam previamente com a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos de Maceió pelo e-mail: [email protected].Com o novo lote enviado pelo MS, Alagoas já recebeu 1.540.770 de doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. Desse total, 1.059.488 de doses foram aplicadas, sendo 769.540 utilizadas como primeira dose e 289.948 como segunda dose da vacina contra a Covid-19.
Últimas notícias
STJ suspende afastamento do secretário de Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes
Polícia flagra homem com cocaína no município de Palmeira dos Índios
Integrante de torcida organizada do CRB briga com policiais e é preso com drogas
[Vídeo] Homem que atirou contra clientes de bar em Ouro Branco é preso em ação da Polícia Civil
Homem embriagado ameaça companheira com faca e é levado à Central em Arapiraca
Assalto termina em luta corporal e suspeito agredido e preso na parte alta de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
