Deputada Tereza Nelma quer política de valorização para mulheres na área de Segurança Pública
Projeto contempla a reserva de pelo menos 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos na área de segurança pública para mulheres
Deputada Tereza Nelma (PSDB-AL) apresentou uma proposta na Câmara dos Deputados que cria a Política Nacional de Valorização das Mulheres na Área de Segurança Pública. É o Projeto de Lei 1529, em análise na Câmara.
O PL destaca que, em 2019, as mulheres representavam apenas 13,55% do efetivo nas polícias militares. "Entendemos que é necessário promover, de forma mais intensa, a valorização das mulheres nesse campo profissional", afirma a parlamentar.
O projeto condiciona as transferências dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) aos estados e ao Distrito Federal à existência do Plano de Valorização das Mulheres na área de Segurança Pública.
Conforme o texto, a política será regulamentada pelo Poder Executivo e seguirá algumas diretrizes, entre elas, a reserva de pelo menos 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos na área de segurança pública para mulheres, promoção do aumento da licença-maternidade para, pelo menos, 180 dias, promoção de equidade na ocupação dos cargos, realização de pesquisas, estudos e estatísticas sobre o perfil das servidoras mulheres e a ocupação de cargos. O projeto também contempla a promoção de estratégia para enfrentamento ao assédio e à violência contra as mulheres no ambiente de trabalho, a inclusão obrigatória de conteúdos relacionados à igualdade entre homens e mulheres nos cursos de formação.
O texto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
