Butantan anuncia estudo de vacina única para gripe e covid-19
Dimas Covas diz que instituto está em fase adiantada do desenvolvimento: "Se conseguirmos será a 1ª vacina do mundo"
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta sexta-feira (18) que o instituto trabalha no desenvolvimento de uma vacina em dose única para a gripe e para a covid-19. "O Butantan já está tentando colocar numa fase adiantada de desenvolvimento uma vacina que seja única para a gripe e para a covid", afirmou. "Se conseguirmos isso será, provavelmente, a primeira vacina do mundo."
A declaração ocorreu na sede do instituto durante coletiva de imprensa para anunciar a chegada de 2,2 milhões de doses da CoronaVac que serão entregues ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.
Com a nova remessa, são 52,2 milhões de doses da vacina entregues à pasta. "Até 30 de setembro, estaremos entregando 100 milhões de doses da vacina do Butantan, da coronavac, para o programa nacional de imunização”, afirmou Doria.
O governador afirmou ainda que o cronograma de vacinação poderá ser antecipado, mas não deu detalhes. A coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula afirmou que, por enquanto, a data para toda a população com mais de 18 anos é dia 15 de setembro. Mas disse que na coletiva de imprensa da próxima quarta-feira (23) podem ser anunciadas antecipações.
Estudos Butanvac e 3ª dose
Dimas Covas comentou ainda sobre os estudos para o desenvolvimento da ButanVac, imunizante produzido integralmente no país. "Temos oito milhões de doses da ButanVac prontas e armazenadas. Vamos continuar armazenando até chegar aos 40 milhões de doses", disse. "Os estudos pré-clínicos em animas foram bem sucedidos.
O diretor do Butantan disse ainda que é possível que seja necessária uma 3ª dose de reforço na imunização contra a covid-19. "Nesse momento, tudo indica que ela será necessária para todas as vacinas. Tem países da europa já se programando para fazer isso em outubro. O Brasil terá necessidade de fazer essa 3ª dose no início do próximo ano."
Veja também
Últimas notícias
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Enem 2025: o que é permitido e o que é proibido no dia da 2ª prova?
Motocicleta é furtada em frente à ginásio no Conjunto Cleto Marques Luz, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
