Morre paciente que comemorou aniversário em ala de covid-19
O episódio ganhou repercussão nacional depois que um vídeo de pacientes, enfermeiros e funcionários da UPA cantando parabéns foi divulgado nas redes sociais
Morreu ontem o paciente que ganhou uma comemoração de aniversário em 6 de junho, em uma ala de covid-19 em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), em Mossoró, a cerca de 280 km de Natal (RN). As informações são da Inter TV, afiliada da Globo na região.
Em nota, o Hospital São Luiz — para onde o homem foi transferido — informou que o paciente morreu após passar 20 dias na UTI com complicações relacionadas ao novo coronavírus. Ele tinha 58 anos.
O episódio ganhou repercussão nacional depois que um vídeo de pacientes, enfermeiros e funcionários da UPA cantando parabéns foi divulgado nas redes sociais. Nas imagens, o aniversariante chega a tirar a máscara para soprar apagar as velas do bolo.
Além do próprio risco de contaminação com as gotículas com o vírus que caíssem no bolo, outro risco no local era o das velas acesas ao lado de equipamentos médicos com oxigênio, que é um comburente.
Ao final do vídeo, após uma mulher dizer que partiria o bolo para ser distribuído, outra voz feminina grita que só receberia o bolo "quem não for diabético".
Na nota enviada ao UOL na ocasião, a pasta de saúde da cidade afirmou, após identificação, que "todos os funcionários foram advertidos" e que um processo administrativo havia sido aberto.
"A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró tem clareza de que a conduta mostrada nas imagens não condiz com os protocolos de biossegurança de enfrentamento à covid-19 amplamente adotados", esclareceu a pasta.
Dois dias depois da comemoração no leito, o paciente foi transferido para o Hospital São Luiz, que também fica em Mossoró. Essa unidade recebe os pacientes mais graves da covid. A Secretaria de Saúde da cidade achegou a abrir uma investigação para apurar o caso.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
