Morre paciente que comemorou aniversário em ala de covid-19
O episódio ganhou repercussão nacional depois que um vídeo de pacientes, enfermeiros e funcionários da UPA cantando parabéns foi divulgado nas redes sociais

Morreu ontem o paciente que ganhou uma comemoração de aniversário em 6 de junho, em uma ala de covid-19 em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), em Mossoró, a cerca de 280 km de Natal (RN). As informações são da Inter TV, afiliada da Globo na região.
Em nota, o Hospital São Luiz — para onde o homem foi transferido — informou que o paciente morreu após passar 20 dias na UTI com complicações relacionadas ao novo coronavírus. Ele tinha 58 anos.
O episódio ganhou repercussão nacional depois que um vídeo de pacientes, enfermeiros e funcionários da UPA cantando parabéns foi divulgado nas redes sociais. Nas imagens, o aniversariante chega a tirar a máscara para soprar apagar as velas do bolo.
Além do próprio risco de contaminação com as gotículas com o vírus que caíssem no bolo, outro risco no local era o das velas acesas ao lado de equipamentos médicos com oxigênio, que é um comburente.
Ao final do vídeo, após uma mulher dizer que partiria o bolo para ser distribuído, outra voz feminina grita que só receberia o bolo "quem não for diabético".
Na nota enviada ao UOL na ocasião, a pasta de saúde da cidade afirmou, após identificação, que "todos os funcionários foram advertidos" e que um processo administrativo havia sido aberto.
"A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró tem clareza de que a conduta mostrada nas imagens não condiz com os protocolos de biossegurança de enfrentamento à covid-19 amplamente adotados", esclareceu a pasta.
Dois dias depois da comemoração no leito, o paciente foi transferido para o Hospital São Luiz, que também fica em Mossoró. Essa unidade recebe os pacientes mais graves da covid. A Secretaria de Saúde da cidade achegou a abrir uma investigação para apurar o caso.
Últimas notícias

Dani da Elba provoca prefeito de Sorocaba após vídeo viral sobre praias do Nordeste

Aliados de JHC pedem reforma no secretariado para atender lideranças no interior de Alagoas

Com Tereza Nelma e Renato Filho na chapa, MDB espera fazer quatro deputados federais

Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de CT& é reeleito

Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para a Semana Santa

Corrida de rua movimenta Dia do Trabalhador em Lagoa da Canoa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
