Meio ambiente

ICMBio segue monitorando mãe e filhote de peixes-boi e emite alerta

Animais foram encontrados durante visita de turistas à Maragogi

Por 7Segundos 11/07/2021 15h03 - Atualizado em 11/07/2021 16h04
ICMBio segue monitorando mãe e filhote de peixes-boi e emite alerta
Turistas são surpreendidos com peixes-boi nadando ao lado - Foto: Reprodução/Youtube

Nas últimas semanas, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vem monitorando uma peixe-boi fêmea com um filhote recém-nascido na praia Barra Grande, no município de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. Os animais foram encontrados durante mergulho de turistas na praia de Ponta do Mangue.

Por ser motivo de preocupação, a prefeitura do município, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Maragogi (Semmarh), repassou algumas orientações para que turistas, banhistas, condutores de embarcação da praia de Barra Grande e adjacências, preservem a espécie.

"É sabido por todos que em Barra grande existe um tráfego muito intenso de embarcações devido aos inúmeros turistas e frequentadores das piscinas naturais da região. Para que não prejudiquemos os animais em seu habitat natural, seguem algumas orientações", informou.

Confira as orientações:

1. Antes de acionar o motor, olhe ao redor e verifique se tem peixe-boi marinho próximo. A hélice em movimento pode machucar e matar o animal. Só ligue o motor se tiver certeza que o animal não está por perto;

2. Se estiver navegando e avistar o animal nas proximidades, reduza a velocidade ou desligue o motor para evitar colisões e atropelamentos;

3. Ao se deparar com o peixe-boi marinho: não toque, não alimente, não forneça bebidas. Apenas admire de longe e;

4. Peixes-boi marinhos reintroduzidos estão sendo monitorados no litoral nordestino. Ao avistar um peixe-boi em perigo, machucado ou encalhado, entre em contato com o ICMBio pelos telefones: (82) 3298-1388.