Governo de AL qualifica professores para o modelo de educação híbrida
Considerando o retorno das aulas previsto para o dia 16 de agosto, ainda no modelo híbrido, a Secretaria de Educação preparou um Ciclo de Formações; desde janeiro foram realizadas 1.753 formações para professores
Allana Dias e Andressa AlvesA Secretaria de Estado da Educação (Seduc) continua investindo na qualificação do ensino da rede estadual através da capacitação de seus profissionais. Considerando o retorno previsto para o dia 16 de agosto, ainda no modelo híbrido, a Superintendência de Políticas Educacionais preparou um Ciclo de Formações para estimular o engajamento dos professores e alunos no novo formato.
“Dentre as várias ações elaboradas pela Seduc, a formação continuada é uma perspectiva muito clara de desenvolvimento e apoio à qualidade da educação em Alagoas. Nesse momento, na iminência do retorno ao ensino presencial e remoto, é extremamente importante preparar as escolas, alunos e professores com essa série de encontros voltados para formação e capacitação do corpo docente”, afirma o superintendente de Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa.
A primeira formação foi lançada na última quinta-feira (22), em parceria com o Instituto Gesto da Fundação Lemann. O curso “Mathema e Porthema” é voltado para todos professores de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental da rede estadual e tem o objetivo de discutir as práticas dos professores para melhorar a aprendizagem dos alunos, ampliando as estratégias de aulas híbridas. O curso será realizado pela plataforma Mathema e terá certificado e carga horária de 20 horas semanais.
Já na próxima quarta-feira (28), o secretário da Educação, Rafael Brito, participa da solenidade de abertura do workshop Aprendizagem Baseada em Projetos, realizado em parceria com o Sebrae. Com trilhas formativas, o curso discute a temática do Novo Ensino Médio. As inscrições estão abertas a partir do dia 29 de julho até 20 de agosto. Ao todo, serão destinadas 3 mil vagas para os professores da rede estadual de ensino.
A prática do ensino híbrido e suas metodologias serão temas da formação realizada através da parceria com a Fundação Telefônica Vivo, com conteúdos considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A formação é direcionada para professores da rede estadual, com início previsto para o dia 30 de agosto e término no dia 27 de setembro.
Seduc e Fundação Telefônica Vivo lançam, ainda, a formação Desenvolvimento da Cultura Empreendedora, totalmente online, gratuita e com carga horária de 30 horas. A formação tem como público alvo 40 professores de escolas de ensino integral, para que possam trabalhar com os estudantes do PaLei a cultura empreendedora nas escolas, os projetos integradores e as disciplinas eletivas. As inscrições abrem no dia 27 e se encerram no dia 30.
Para acompanhar a divulgação do link de inscrições das formações, acesse o site www.educacao.al.gov.br e acompanhe a Seduc nas redes sociais: @educacaoal.
Balanço
O painel de acompanhamento das formações realizadas pela Seduc indica o reconhecimento e importância desses espaços. Desde janeiro de 2021, já foram promovidas 1.753 formações para professores, atendendo mais de 4 mil docentes. Os números representam mais de 80% dos professores da rede estadual atendidos pelas capacitações.
Educação Integral, Didáticas Específicas dos diversos Componentes Curriculares, Inovação e Tecnologia da Educação, Gestão da Sala de Aula, Novo Ensino Médio, dentre outras, então entre as principais temáticas trabalhadas.
Últimas notícias
Jovem de 21 anos é autuado por lesão corporal no município de Porto Calvo
O que se sabe e o que falta saber sobre o caso da mulher atropelada e arrastada
Secretaria do Trabalho divulga 2.496 oportunidades disponíveis no Sine Alagoas
União política entre Dani da Elba e Arthur Lira marca entregas e consolida apoio a Arthur e Álvaro Lira em Maragogi
Festival Hermeto Pascoal consolida Arapiraca como novo polo da música instrumental no Brasil
Após muitos anos fechada, Prefeitura de Maragogi reabre as portas com sede totalmente reformada
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
