Saúde

Pfizer entrega mais de 1 milhão de doses da vacina contra a covid ao Brasil

A empresa já forneceu 32 milhões de doses da vacina contra a covid ao governo federal

Por Poder360 04/08/2021 21h09
Pfizer entrega mais de 1 milhão de doses da vacina contra a covid ao Brasil
Entregas de vacinas - Foto: Reprodução/Web

A farmacêutica norte-americana Pfizer entregou na noite desta 4ª feira (4.ago.2021) mais 1.053.000 doses da vacina contra a covid-19 ao Brasil. O avião, vindo de Miami, nos Estados Unidos, aterrissou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 20h15.

Este é o 37º lote que a empresa já entregou ao país, somando 32 milhões de doses fornecidas ao governo brasileiro. Ainda faltam 15 milhões das 17 milhões de doses que estão previstas até 22 de agosto.

O Ministério da Saúde afirma que as doses que chegaram nesta 4ª feira serão enviadas aos Estados e municípios “em breve”. Segundo o órgão, já foram distribuídas mais de 23,6 milhões de doses da Pfizer.

O novo plano de entregas da Pfizer consiste em uma aceleração do ritmo de fornecimento. “A Pfizer passa de uma média de entrega de 1 milhão de doses por semana, para 1 ou 2 milhões de doses por dia. Todo o processo que foi desenhado para o envio dessas doses, o desembaraço aduaneiro ainda nas nuvens implantado pela Receita Federal do Aeroporto de Viracopos, a entrega e distribuição pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) de forma célere, vai ser fundamental a partir de agora”, afirma Lucila Mouro, diretora de vacinas da Pfizer Brasil.

Ao todo, o Ministério da Saúde estima que chegarão 33,3 milhões de doses da Pfizer em agosto, mais da metade das 63,3 milhões de doses de vacinas esperadas neste mês. Para setembro, a expectativa é de 37,5 milhões de doses da Pfizer, sendo 69,5 milhões ao todo, incluindo ainda doses da CoronaVac e da vacina da Oxford/AstraZeneca. Eis a íntegra (2 MB) do cronograma mais recente, publicado na 4ª feira (28.jul).

A previsão da Pfizer é que terão sido fornecidas 200 milhões de doses ao Brasil até o fim de 2021. A empresa estima que tem capacidade de fabricar até 3 bilhões de doses do imunizante no período.