Senadores dos EUA cobram Biden “sérias consequências” caso Bolsonaro cause uma ruptura institucional
Em carta ao governo, senadores citam as ameaças de Jair Bolsonaro a democracia nos últimos meses
O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos, senador Bob Menendez, enviou uma carta ao secretário de Estado pedindo atenção a Joe Biden sobre situação do Brasil e as ameaças de ruptura democrática feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A informação é do jornal Folha de S.Paulo.
O documento adverte que Bolsonaro vem fazendo ameaças de rompimento da ordem constitucional no Brasil e gestos de intimidação contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Dado que o Brasil é uma das maiores democracias e economias do mundo e um dos principais aliados dos EUA na região, a deterioração da democracia brasileira tem implicações no hemisfério e além. Instamos o senhor a deixar claro que os EUA apoiam as instituições democráticas brasileiras e que qualquer ruptura antidemocrática da atual ordem constitucional terá sérias consequências”, diz a carta.
Junto com Menendez, a carta foi assinada pelos senadores Dick Durbin, Ben Cardin e Sherrod Brown. Eles ressaltam que o presidente brasileiro faz “ataques pessoais” contra integrantes do STF e que estaria disposto a usar manobras fora da Constituição para impedir os ministros de exercerem suas atribuições legais.
Essa não é a primeira vez que Menendez entrega uma carta sobre o governo brasileiro. Em fevereiro, ele enviou um documento a Bolsonaro e o então chanceler Ernesto Araújo pedindo ao Brasil “condenar” a invasão ao Capitólio americano em 6 de janeiro.
Nessa carta, o senador americano criticou Bolsonaro e Araújo pelas declarações sobre fraude nas eleições presidenciais de Trump e Biden. “Apoio de seu governo a teorias da conspiração furadas e aos terroristas domésticos que atacaram o Capitólio e ameaçam minar a parceria entre os Estados Unidos e o Brasil”.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
