Brasil

Bolsonaro agradece título de "personalidade do ano" pela Times: "Votaram bem"

Durante cerimônia no Palácio do Planalto, o ministro do Trabalho e da Previdência, Onyx Lorenzoni, fez o anúncio

Por Correio Braziliense 07/12/2021 19h07
Bolsonaro agradece título de 'personalidade do ano' pela Times: 'Votaram bem'
O presidente Jair Bolsonaro em Dubai - Foto: Alan Santos/PR/Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi eleito nesta terça-feira (7/12) a Personalidade do Ano de 2021 da revista Time em uma votação realizada pelos leitores do veículo. Dos quase 9 milhões de votos dados, Bolsonaro recebeu cerca de 2,1 milhões. O ministro do Trabalho e da Previdência, Onyx Lorenzoni, fez o anúncio durante cerimônia de assinatura dos contratos do leilão do 5G, ocorrido no Palácio do Planalto.

"O presidente acabou de ganhar mais uma eleição: a eleição popular da Time. Com mais de 2 milhões de votos, ele foi escolhido a personalidade do ano em 2021".

O chefe do Executivo falou sobre a votação e agradeceu. "Quem votou em mim, muito obrigada aí. Votaram bem", disse contente.

No site da publicação, a revista caracteriza Bolsonaro como "um líder polêmico", que enfrenta uma desaprovação crescente sobre o modo como lida com a economia e que enfrentou críticas generalizadas de políticos, tribunais e especialistas em saúde pública por minimizar a gravidade da covid-19 e exibir ceticismo em relação à vacina.

"Mais recentemente, Bolsonaro foi criticado pelo Supremo Tribunal Federal, que ordenou uma investigação oficial sobre os comentários do presidente em 24 de outubro, alegando falsamente que tomar as vacinas contra o coronavírus poderia aumentar a chance de contrair Aids. (O Facebook e o Instagram retiraram a transmissão ao vivo dias depois de ela ter sido postada on-line, citando uma violação de suas regras.)", diz um trecho.

Na segunda posição, ficou o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com 9% dos votos, seguido dos profissionais da saúde que atuaram no combate à covid-19, com 6,3% dos votos.