Geral

Cidades do litoral alagoano recebem lavagem da rede elétrica

Ao todo, 3.700 estruturas de rede elétrica passarão pela manutenção que vai do município de Feliz Deserto à Maragogi

Por Assessoria 13/12/2021 16h04
Cidades do litoral alagoano recebem lavagem da rede elétrica
Cidades do litoral alagoano recebem lavagem da rede elétrica - Foto: Assessoria

Com a chegada do verão e para assegurar um fornecimento de energia com qualidade e segurança para a população que reside nas regiões litorâneas e nas localidades de maior fluxo de pessoas, devido à época de veraneio, a Equatorial Alagoas tem intensificado as manutenções nas redes elétricas de baixa e média tensão. Uma das ações realizadas é a lavagem de rede, procedimento realizado anualmente pelas equipes especializadas da Distribuidora, com o objetivo de diminuir os efeitos da salinidade existente à beira mar.

O período de lavagem de rede compreende de outubro deste ano a março de 2022. Em Alagoas, 3.700 estruturas de rede elétrica passarão pela manutenção. Além da capital, trechos do Litoral Norte e Sul desde o município de Feliz Deserto à Maragogi serão beneficiados. Este ano, a concessionária já realizou a lavagem em 1.200 estruturas, utilizando mais de 120 mil litros de água desmineralizada - uma água especial e própria para a lavagem da rede.

A empresa explica, que a névoa salina é a mais prejudicial ao funcionamento da rede, por conter uma grande quantidade de sais minerais, elementos condutores de energia. Com isso, o acúmulo da salinidade nos isoladores dos postes e subestações acaba afetando a integridade da rede, ocasionando curtos-circuitos.

O gerente de operação da Equatorial, Rodolpho Ribeiro, salienta a importância do procedimento. “Nós avaliamos quais áreas são mais afetadas pela ação da névoa salina e programamos a lavagem antes do início do verão, pois percebemos que, nessa época, há o aumento do consumo de energia, principalmente em locais que recebem turistas por conta da praia. É fundamental que a rede esteja em boas condições para receber o crescimento da demanda de energia”, destaca Rodolpho.

“Nossa missão é levar energia com qualidade e confiabilidade durante todo o ano e nessa época a gente redobra a atenção pensando nos alagoanos e nos turistas que visitam nosso estado”, complementa o gerente.

Como funciona a lavagem de rede?

O trabalho de lavagem acontece com a rede energizada, ou seja, não interfere no fornecimento de energia para os clientes. A ação é feita com o uso de um caminhão tanque, abastecido com água desmineralizada e equipado com isoladores de forma a não transmitir energia.

Vale reforçar, que o trabalho é feito pela a equipe de campo devidamente paramentada com os equipamentos de proteção individual. Além disso, os jatos de água são intermitentes, ou seja, são descontinuados a intervalos regulares de modo a evitar que uma possível fuga de corrente de energia da rede venha a causar acidentes. Por isso, a lavagem da rede elétrica é um procedimento que somente os técnicos da concessionária estão autorizados a fazer.