Cidades do litoral alagoano recebem lavagem da rede elétrica
Ao todo, 3.700 estruturas de rede elétrica passarão pela manutenção que vai do município de Feliz Deserto à Maragogi
Com a chegada do verão e para assegurar um fornecimento de energia com qualidade e segurança para a população que reside nas regiões litorâneas e nas localidades de maior fluxo de pessoas, devido à época de veraneio, a Equatorial Alagoas tem intensificado as manutenções nas redes elétricas de baixa e média tensão. Uma das ações realizadas é a lavagem de rede, procedimento realizado anualmente pelas equipes especializadas da Distribuidora, com o objetivo de diminuir os efeitos da salinidade existente à beira mar.
O período de lavagem de rede compreende de outubro deste ano a março de 2022. Em Alagoas, 3.700 estruturas de rede elétrica passarão pela manutenção. Além da capital, trechos do Litoral Norte e Sul desde o município de Feliz Deserto à Maragogi serão beneficiados. Este ano, a concessionária já realizou a lavagem em 1.200 estruturas, utilizando mais de 120 mil litros de água desmineralizada - uma água especial e própria para a lavagem da rede.
A empresa explica, que a névoa salina é a mais prejudicial ao funcionamento da rede, por conter uma grande quantidade de sais minerais, elementos condutores de energia. Com isso, o acúmulo da salinidade nos isoladores dos postes e subestações acaba afetando a integridade da rede, ocasionando curtos-circuitos.
O gerente de operação da Equatorial, Rodolpho Ribeiro, salienta a importância do procedimento. “Nós avaliamos quais áreas são mais afetadas pela ação da névoa salina e programamos a lavagem antes do início do verão, pois percebemos que, nessa época, há o aumento do consumo de energia, principalmente em locais que recebem turistas por conta da praia. É fundamental que a rede esteja em boas condições para receber o crescimento da demanda de energia”, destaca Rodolpho.
“Nossa missão é levar energia com qualidade e confiabilidade durante todo o ano e nessa época a gente redobra a atenção pensando nos alagoanos e nos turistas que visitam nosso estado”, complementa o gerente.
Como funciona a lavagem de rede?
O trabalho de lavagem acontece com a rede energizada, ou seja, não interfere no fornecimento de energia para os clientes. A ação é feita com o uso de um caminhão tanque, abastecido com água desmineralizada e equipado com isoladores de forma a não transmitir energia.
Vale reforçar, que o trabalho é feito pela a equipe de campo devidamente paramentada com os equipamentos de proteção individual. Além disso, os jatos de água são intermitentes, ou seja, são descontinuados a intervalos regulares de modo a evitar que uma possível fuga de corrente de energia da rede venha a causar acidentes. Por isso, a lavagem da rede elétrica é um procedimento que somente os técnicos da concessionária estão autorizados a fazer.
Últimas notícias
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós na orla de Maceió
Irmão de Mayara Dias contesta versão apresentada por motociclista por aplicativo
Polícia Civil prende tatuador suspeito de estuprar adolescente em Maceió
Turismo e indústria canavieira impulsionam PIB da Região Norte de Alagoas
MDB realiza convenção municipal em Arapiraca e reforça novo ciclo político com foco na renovação
MPT em Alagoas entra em recesso forense no período a partir deste sábado (20)
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
