Sérgio Lira entrega PL para implantação do PCCS da Saúde ao Legislativo
Os vereadores presentes se comprometeram em pôr em pauta o projeto que valoriza os servidores municipais da Saúde de Maragogi
Na manhã desta terça-feira (14), o prefeito de Maragogi, Sérgio Lira (PP), promoveu a entrega ao Poder Legislativo Municipal, o Projeto de Lei para a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários - PCCS da Saúde, na sala de reuniões do seu gabinete na presença do presidente da Câmara Municipal e do Vereador Jaílson Carnaúba, entre outros envolvidos e do seu vice-prefeito, Gabriel Vasconcelos, além da Comissão dos Servidores da Saúde.
Na ocasião, os vereadores presentes se comprometeram em pôr em pauta o projeto que valoriza os servidores municipais da Saúde de Maragogi. Quanto promoção de gestão democrática e participativa, é importante salientar a presença da comissão representante dos trabalhadores da saúde e algumas representações sindicais.
Durante o processo de pandemia de ordem internacionais, e os municípios passando por dificuldades no orçamento, é uma conquista para a sociedade e como tal aos servidores. O prefeito assume a responsabilidade de pôr em prática o Plano já a partir do primeiro dia útil de janeiro do ano que vem.
Aos longos anos de precarização pelas perdas salarias e demandas trabalhistas reprimidas, após longo período de árduas negociações transcorridas por várias gestões, finalmente, os servidores da saúde têm a possibilidade de serem reconhecidos e valorizados de forma administrativa por meio da instituição de políticas de cargo e carreiras de âmbito municipal.
Vencida a primeira etapa, já que o atual gestor Sérgio Lira conclui o ano contemplando todos os profissionais da saúde após escutar as demandas e apontamentos das diversas representações sindicais, agora cabe ao legislativo apreciar e colocar o projeto em votação. Nesse sentido, vale ressaltar o compromisso e a ousadia do Prefeito Fernando Sérgio em efetivar sua proposta de campanha valorizando os profissionais da saúde.
Na busca de diálogo e parcerias institucionais, após anuência do prefeito, a tramitação do projeto obteve fundamentais avanços após a participação da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, qual tomou à frente dos trabalhos e junto com a Comissão elaborou o Projeto de Lei. Após a aprovação do aludido PL alguns cargos com nomenclaturas arcaicas, haverá uma nova atualização e redirecionamento em algumas funções, tais como: antes – agente administrativo, recepcionista, atendente, digitador, telefonista, escriturário passarão a se chamar “assistente administrativo”, entre outras.
Participaram deste ato simbólico de entrega de um dos maiores projetos de valorização dos profissionais em saúde: O Chefe de Gabinete Ênio Cavalcante; o Secretário de Relações Institucionais e também relator do Projeto, Ítalo Joseph; o Secretário Adjunto de Relações Institucionais, Djalma Lucas; Secretário Adjunto de Parcerias Estratégicas, Orlando Moraes; Secretário de Saúde, Francisco Lins; Assessor para Elaboração de Projetos, Lourenço Brotas; o Procurador Geral do Município, Dr. Thulio Eduardo; da Secretária de Administração, Ivanize Calaça Pinto; os Representantes da Comissão: Alex João, Sindacs/AL; Ivaldo Júnior, Diego de Samba, Izaquiel Lins e Maria Cristina.
Posto isto, nesta primeira etapa de valorização dos servidores municipais o prefeito Sérgio Lira se comprometeu a estender as outras classes de trabalhadores no âmbito das demais secretarias municipais em implantar o Plano de Carreira Geral, a qual atenderá as outras secretarias que por ora não foram contempladas. Isso é um compromisso do prefeito.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
