Maragogi

Sérgio Lira entrega PL para implantação do PCCS da Saúde ao Legislativo

Os vereadores presentes se comprometeram em pôr em pauta o projeto que valoriza os servidores municipais da Saúde de Maragogi

Por 7Segundos com Assessoria 14/12/2021 18h06
Sérgio Lira entrega PL para implantação do PCCS da Saúde ao Legislativo
O prefeito Sérgio Lira e alguns vereadores participaram da reunião - Foto: Assessoria

Na manhã desta terça-feira (14), o prefeito de Maragogi, Sérgio Lira (PP), promoveu a entrega ao Poder Legislativo Municipal, o Projeto de Lei para a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários - PCCS da Saúde, na sala de reuniões do seu gabinete na presença do presidente da Câmara Municipal e do Vereador Jaílson Carnaúba, entre outros envolvidos e do seu vice-prefeito, Gabriel Vasconcelos, além da Comissão dos Servidores da Saúde.

Na ocasião, os vereadores presentes se comprometeram em pôr em pauta o projeto que valoriza os servidores municipais da Saúde de Maragogi. Quanto promoção de gestão democrática e participativa, é importante salientar a presença da comissão representante dos trabalhadores da saúde e algumas representações sindicais.

Durante o processo de pandemia de ordem internacionais, e os municípios passando por dificuldades no orçamento, é uma conquista para a sociedade e como tal aos servidores. O prefeito assume a responsabilidade de pôr em prática o Plano já a partir do primeiro dia útil de janeiro do ano que vem.

Aos longos anos de precarização pelas perdas salarias e demandas trabalhistas reprimidas, após longo período de árduas negociações transcorridas por várias gestões, finalmente, os servidores da saúde têm a possibilidade de serem reconhecidos e valorizados de forma administrativa por meio da instituição de políticas de cargo e carreiras de âmbito municipal.

Vencida a primeira etapa, já que o atual gestor Sérgio Lira conclui o ano contemplando todos os profissionais da saúde após escutar as demandas e apontamentos das diversas representações sindicais, agora cabe ao legislativo apreciar e colocar o projeto em votação. Nesse sentido, vale ressaltar o compromisso e a ousadia do Prefeito Fernando Sérgio em efetivar sua proposta de campanha valorizando os profissionais da saúde.

Na busca de diálogo e parcerias institucionais, após anuência do prefeito, a tramitação do projeto obteve fundamentais avanços após a participação da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, qual tomou à frente dos trabalhos e junto com a Comissão elaborou o Projeto de Lei. Após a aprovação do aludido PL alguns cargos com nomenclaturas arcaicas, haverá uma nova atualização e redirecionamento em algumas funções, tais como: antes – agente administrativo, recepcionista, atendente, digitador, telefonista, escriturário passarão a se chamar “assistente administrativo”, entre outras.

Participaram deste ato simbólico de entrega de um dos maiores projetos de valorização dos profissionais em saúde: O Chefe de Gabinete Ênio Cavalcante; o Secretário de Relações Institucionais e também relator do Projeto, Ítalo Joseph; o Secretário Adjunto de Relações Institucionais, Djalma Lucas; Secretário Adjunto de Parcerias Estratégicas, Orlando Moraes; Secretário de Saúde, Francisco Lins; Assessor para Elaboração de Projetos, Lourenço Brotas; o Procurador Geral do Município, Dr. Thulio Eduardo; da Secretária de Administração, Ivanize Calaça Pinto; os Representantes da Comissão: Alex João, Sindacs/AL; Ivaldo Júnior, Diego de Samba, Izaquiel Lins e Maria Cristina.

Posto isto, nesta primeira etapa de valorização dos servidores municipais o prefeito Sérgio Lira se comprometeu a estender as outras classes de trabalhadores no âmbito das demais secretarias municipais em implantar o Plano de Carreira Geral, a qual atenderá as outras secretarias que por ora não foram contempladas. Isso é um compromisso do prefeito.