Eleições

TSE uniformiza horário de votação nas eleições de 2022

Tribunal Superior Eleitoral determina que período de votação deverá ser de acordo com o horário de Brasília

Por R7 15/12/2021 09h09
TSE uniformiza horário de votação nas eleições de 2022
TSE uniformiza horário de votação nas eleições de 2022 - Foto: Agência Brasil

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu na noite desta terça-feira (14) que todos os estados terão que seguir o horário de Brasília nas eleições de 2022, independentemente do fuso. Com a uniformização, o horário de votação em todo o Brasil será das 8h às 17h pelo horário oficial da capital federal. A alteração foi determinada em votação de resoluções das regras das eleições de 2022.

Confira como ficam os horários de votação em capitais com fusos diferentes:

• Acre: das 6h às 15h

• Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul: das 7h às 16h

• Fernando de Noronha: das 9h às 18h

• Restante do Brasil: das 8h às 17h

Ao comentar a mudança, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, disse que a medida foi tomada para que as eleições possam transcorrer com tranquilidade e não ocorra dúvidas sobre a lisura na divulgação de resultados.

“No registro histórico que tivemos nas eleições de 2014, a diferença no horário de encerramento da votação, em quase todo o país e no estado do Acre, produziu interpretações, teorias conspiratórias e problemas que nós gostaríamos de evitar para assegurar a tranquilidade do processo eleitoral brasileiro”, argumentou.

Outras resoluções

Na mesma sessão, o TSE aprovou mais três resoluções para as eleições do ano que vem e liberou o impulsionamento de conteúdo político na internet durante o período de pré-campanha, criou procedimentos para pedidos de direito de resposta e sobre fiscalização das contas de partidos que vão se unir em federações.