Brasil

VÍDEO: câmeras de segurança mostram momento do ataque ao ônibus do Bahia

Polícia Civil investiga o caso, mas ainda não tem suspeitos; goleiro Danilo Fernandes se machucou e está em hospital de Salvador

Por Globo Esporte 25/02/2022 19h07
VÍDEO: câmeras de segurança mostram momento do ataque ao ônibus do Bahia
Câmeras de segurança mostram momento do ataque ao ônibus do Bahia - Foto: Reprodução

O GE teve acesso a imagens de câmeras de segurança da região onde ocorreu o ataque ao ônibus do Bahia, na última quinta-feira. No vídeo, é possível ver dois carros na via e a ação de sete pessoas, que fogem após atirar os explosivos.

De acordo com o tenente-coronel do Bepe (Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos), Elbert Vinhático, os carros pertencem a membros da organizada Bamor. Um deles é do presidente da entidade, Half Silva. Os veículos foram apreendidos na sede da torcida e serão levados à delegacia.

O veículo tricolor foi atingido por artefatos explosivos quando se dirigia à Arena Fonte Nova para o jogo contra o Sampaio Corrêa. O goleiro Danilo Fernandes foi ferido no rosto e levado a um hospital de Salvador, onde segue em observação e vai passar por exames oftalmológicos.

O ataque

De acordo com o Tenente Coronel Elbert Vinhático, do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), dois veículos emboscaram o ônibus com os jogadores do Bahia na Avenida Bonocô. Os suspeitos arremessaram artefatos explosivos e rojões na direção do veículo.

- É um procedimento padrão fazer essa escolta dos atletas. Sempre da saída do hotel até o estádio. Bem como o retorno. O fato ocorreu um pouco antes da Estação Brotas. As pessoas estavam do lado contrário à via. Permaneceram ali até a passagem do ônibus. Arremessaram artefatos explosivos e rojões na direção do ônibus - contou.

Ainda de acordo com o tenente-coronel Elbert Vinhático, não foi possível perseguir os suspeitos no momento porque a equipe priorizou acompanhar o ônibus do Bahia para garantir a segurança dos jogadores em caso de um novo ataque.

- No momento não foi possível perseguir porque poderia acontecer um novo ataque. Acompanhamos o ônibus até a Arena Fonte Nova, depois voltamos para fazer buscas. Não poderíamos deixar de acompanhar o ônibus para tentar identificar as pessoas - explicou.

Feridos

O goleiro Danilo Fernandes foi atingido no rosto, perto do olho e levado por uma ambulância a um hospital. Ele passou a noite no local, e até a manhã desta sexta-feira, seguia internado. O estado de saúde dele é estável. Nas redes sociais, o goleiro disse que estava bem.

Além de Danilo, o lateral-esquerdo Matheus Bahia também ficou ferido e não participou do jogo contra o Sampaio Corrêa.

– Matheus também foi atingido por estilhaços, pedaços de vidro pegaram no tórax e membro superior. E poucas coisas da face. Mas, por apresentar uma irritação ocular, a gente achou por bem, junto com a comissão, afastá-lo do jogo - explicou o médico do Bahia, Rafael Garcia.

Crise no Bahia

O ataque ao ônibus do Bahia acontece em meio à pressão sobre a gestão tricolor após rebaixamento do time para a Série B em 2021. No início de janeiro, integrantes de uma torcida organizada protestaram em frente à residência do presidente Guilherme Bellintani.

Os primeiros jogos do Bahia em 2022 também não ajudaram a aliviar a pressão. O time venceu somente um dos últimos seis jogos que disputou e está fora da zona de classificação para a segunda fase do Campeonato Baiano. Na Copa do Nordeste, o Tricolor está na 4ª colocação do Grupo B.