Secretaria de Educação realiza I Encontro Formativo da Educação Infantil de Porto Calvo
Evento ocorreu na manhã desta sexta-feira
A Secretaria Municipal de Educação de Porto Calvo (Semed) realizou na manhã desta sexta-feira (11), o Primeiro Encontro Formativo Criança Alfabetizada para coordenadores do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental I, com o tema: “Alfabetização na Perspectiva do Letramento para Melhorar o Rendimento Escolar”. A formação aconteceu na seda da secretaria, na Rua Granja Conceição, no bairro Centro.
Um dos objetivos da formação é refletir sobre a necessidade de planejamento para atuação na sala de aula da Educação Infantil, além de oferecer um espaço de alinhamento pedagógico, aprendizagem, apoio técnico, trocas de experiências e saberes entre os participantes da formação.

O ideal é conseguir alfabetizar 100% das crianças das escolas públicas do município, como também formar uma equipe permanente e capacitada para conduzir e mediar o processo de alfabetização de crianças na idade certa. “Nosso trabalho é todo voltado para a alfabetização, a educação infantil me encanta. Gostaria que todos os profissionais aqui presentes nesse encontro olhasse para cada aluno como se fosse seu filho. Vamos dar suporte para vocês trabalharem de forma digna e com amor. Só assim vamos ter uma educação de qualidade em nosso município”, comenta a secretária de Educação, Ana Efigênia.
Para a coordenadora de ensino Amanda Fernanda, reunir e debater sobre a alfabetização é de extrema importância. “A alfabetização é essencial na vida da criança e essa etapa ela não pode ser pulada. O letramento vai fazer parte junto da alfabetização e também vai buscar condições favoráveis da criança desenvolver,na idade certa, a leitura e a escrita para que o município não tenha alunos que são aparentemente alfabetizados, mas que não está letrado”, ressalta Amanda.

A capacitação foi realizada pela Diretora Geral de Ensino, Cláudia Cunha. Além de contar vários coordenadores de ensino da Rede Municipal do Município.
O primeiro encontro formativo teve como pauta: mensagem motivacional; breve histórico do Programa Escola 10 Criança Alfabetizada; alfabetização e letramento; psicogênese da escrita; oficina; quadro de registro de diagnóstico de escrita; orientações para o preenchimento do quadro de resultados; planejamento e por fim o quadro de monitoramento.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
