Secretaria de Educação realiza I Encontro Formativo da Educação Infantil de Porto Calvo
Evento ocorreu na manhã desta sexta-feira
A Secretaria Municipal de Educação de Porto Calvo (Semed) realizou na manhã desta sexta-feira (11), o Primeiro Encontro Formativo Criança Alfabetizada para coordenadores do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental I, com o tema: “Alfabetização na Perspectiva do Letramento para Melhorar o Rendimento Escolar”. A formação aconteceu na seda da secretaria, na Rua Granja Conceição, no bairro Centro.
Um dos objetivos da formação é refletir sobre a necessidade de planejamento para atuação na sala de aula da Educação Infantil, além de oferecer um espaço de alinhamento pedagógico, aprendizagem, apoio técnico, trocas de experiências e saberes entre os participantes da formação.

O ideal é conseguir alfabetizar 100% das crianças das escolas públicas do município, como também formar uma equipe permanente e capacitada para conduzir e mediar o processo de alfabetização de crianças na idade certa. “Nosso trabalho é todo voltado para a alfabetização, a educação infantil me encanta. Gostaria que todos os profissionais aqui presentes nesse encontro olhasse para cada aluno como se fosse seu filho. Vamos dar suporte para vocês trabalharem de forma digna e com amor. Só assim vamos ter uma educação de qualidade em nosso município”, comenta a secretária de Educação, Ana Efigênia.
Para a coordenadora de ensino Amanda Fernanda, reunir e debater sobre a alfabetização é de extrema importância. “A alfabetização é essencial na vida da criança e essa etapa ela não pode ser pulada. O letramento vai fazer parte junto da alfabetização e também vai buscar condições favoráveis da criança desenvolver,na idade certa, a leitura e a escrita para que o município não tenha alunos que são aparentemente alfabetizados, mas que não está letrado”, ressalta Amanda.

A capacitação foi realizada pela Diretora Geral de Ensino, Cláudia Cunha. Além de contar vários coordenadores de ensino da Rede Municipal do Município.
O primeiro encontro formativo teve como pauta: mensagem motivacional; breve histórico do Programa Escola 10 Criança Alfabetizada; alfabetização e letramento; psicogênese da escrita; oficina; quadro de registro de diagnóstico de escrita; orientações para o preenchimento do quadro de resultados; planejamento e por fim o quadro de monitoramento.
Veja também
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
