Negócios

Pedreiro de Porto Calvo comanda construtora com 50 colaboradores

Empresário possui também um depósito de materiais de construção

Por Maurício Silva 04/03/2022 14h02 - Atualizado em 04/03/2022 17h05
Pedreiro de Porto Calvo comanda construtora com 50 colaboradores
Saúba em uma das casas que sua construtora fez em Porto Calvo - Foto: Maurício Silva

Ele começou como servente, depois passou 14 anos trabalhando como pedreiro e agora comanda uma empresa com 50 colaboradores. Essa é a história do empreendedor do município de Porto Calvo, Everaldo da Silva “Saúba”, de 42 anos de idade. O empresário também administração um depósito de materiais de construção com três funcionários na cidade.

O empreendedor comanda com sucesso a “Saúba Construções” e com a empresa vem construindo sonhos (casas) para moradores das cidades de Porto Calvo e Passo de Camaragibe (Praia do Marceneiro). Everaldo da Silva virou referência como empresário no ramo da construção civil na sua cidade natal.

Saúba iniciou trabalhando na construção civil com 18 anos e há três anos virou empresário. "Comecei de servente de pedreiro, após isso aprendi a profissão de pedreiro e trabalhei durante 14 anos e agora, graças a Deus, entrei na construção civil. Sou construtor aqui em Porto Calvo, construo no Marceneiro também e, graças a Deus, estamos trabalhando".

Quando vai para a obra, Saúba coloca a mão na massa. Foto: Maurício Silva

Everaldo da Silva trabalhou em algumas empresas e por conta própria, mas depois um empresário lhe incentivou a empreender. “Eu tive uma oportunidade: primeiro, Deus, e segundo, o empresário Lucas, que eu conheci em Maceió e ele me incentivou a seguir esse caminho de empreendedor. A gente tem colaboradores no Marceneiro e temos também aqui em Porto Calvo", disse. 

O empresário disse que o início foi difícil, mas ressaltou que ser pedreiro foi fundamental para o sucesso. “Não é fácil. A gente começa sem dinheiro. A gente tem que trabalhar e focar nas suas coisas e não é fácil ser empresário sem dinheiro, mas tem que lutar. Ser pedreiro ajuda muito porque a gente sabe de onde é que veio: a gente veio de baixo, pegou de baixo, fazendo casa, construindo, trabalhando de pedreiro, na colher, cavando terreno, uma coisa e outra, e hoje, graças a Deus, estou aqui como empresário”, salientou.

Vida de empreendedor

Saúba foi operário por muito tempo e disse que vida de empreendedor não é fácil. “Vida de empreendedor não é fácil, não tem nada fácil. As vezes você está em casa pensa que está bom, mas não está. O telefone toca: é alguém pedindo emprego. Hoje mesmo é muita gente pedindo emprego. Eu gosto quando tem emprego para empregar a turma”, disse.

Saúba contou que ser pedreiro foi fundamental na carreira como empresário. Foto: Maurício Silva

Pedreiro x empresário

O empreendedor comparou os dois lados da moeda (pedreiro x empreendedor): “Os dois são difíceis: pedreiro a luta é grande que você está ali no sol, pega de manhã e larga de meio-dia, pega de 13h, o sol quente e larga quase de noite, não tem vida fácil e o empresário também é difícil porque tem que saber administrar. Mas na balança eu gosto de fazer os dois”, ressaltou.

Saúba contou que quando trabalhava como pedreiro ficava ansioso no dia que iria receber o pagamento e ele agora brincou que o jogo mudou, mas a sensação é boa. “A sensação é boa porque a gente coloca o pessoal para trabalhar com o intuito de chegar ao final da quinzena e pagar. Graças a Deus os funcionários estão satisfeitos e isso é muito bom: você trabalhar e está com o seu dinheiro. A sensação é boa e eu amo o que faço”, frisou.

Saúba (amarelo) e parte da equipe em Porto Calvo. Foto: Maurício Silva

Depósito

O empresário disse que com o próprio depósito, os custos da construção diminuíram. “Essa ideia surgiu, eu trabalhava na construção e o rapaz perguntou se eu tinha vontade de montar um depósito e eu disse sim. Arrumei um dinheiro emprestado e alugamos uma loja e estamos crescendo. Graças a Deus estamos tocando o barco. Ajudou a diminuir os custos”, contou.

Futuro

O empreender salientou que o intuito é fazer a empresa crescer. "Estamos no Marceneiro com dois anos de obra, estamos fazendo 18 casas, mas a gente quer aumentar para daqui para o meio do ano estarmos com 80 pessoas. O foco é chegar em 80 pessoas. A gente tem que correr para expandir. A gente quer ir para onde tiver serviço. O recado que eu deixo é nunca desistir”, finalizou Saúba.

Parte da equipe da Saúba Construções no Passo de Camaragibe. Foto: 7 Segundos