PoderData: sem Moro, diferença entre Lula e Bolsonaro é de 5 pontos
Lula segue ganhando em todos os cenários; mesmo sem o petista, Ciro também ganha de Bolsonaro no 2º turno
Pesquisa PoderData divulgada hoje pelo site Poder360 aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa pela Presidência, com 40 % das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo, com 35%, uma diferença de cinco pontos percentuais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Esta é a primeira pesquisa PoderData divulgada sem o ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) como pré-candidato. Apesar de a diferença entre Lula e Bolsonaro ser de 5 pontos percentuais, eles não estão empatados, mesmo considerando a margem de erro.
Segundo o levantamento, os votos de Moro migram principalmente para Bolsonaro. Em 31 de março, Moro anunciou que se comprometia a não lançar candidatura à Presidência. Segundo o líder do União Brasil pela Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA), o pré-candidato do partido é Luciano Bivar, que também é o presidente da legenda. Esta é a primeira pesquisa que aponta uma margem pequena entre os dois sem Moro na disputa. Pesquisa Ipespe divulgada no dia 6 indicou 44% a 30%.
Na sequência, aparecem empatados tecnicamente, dentro da margem de erro, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 5%; o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDV) e o deputado federal André Janones (Avante), ambos com 3%; a senadora Simone Tebet (MDB), com 2%, e José Maria Eymael (DC), com 1%.
Vera Lúcia (PSTU), Luiz Felipe d'Avila (Novo), Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 7%, e aquele que não sabem em quem irão votar, 4%.
Não é possível fazer uma comparação do desempenho dos pré-candidatos em relação à pesquisa anterior, publicada no último dia 30, já que há diferença na lista de nomes apresentados como opções. Além de Moro, Eduardo Leite (PSDB) também não aparece, enquanto Eymael, Péricles e Manzano foram considerados no cenário.
A pesquisa do PoderData foi realizada com recursos próprios da empresa do grupo Poder380 Jornalismo, de 10 a 12 de abril de 2022, com 3 mil entrevistados por telefone. O levantamento foi feito em 322 municípios das 27 unidades da federação. O intervalo de confiança é de 95%, segundo o instituto, e o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-00368/2022.
Veja abaixo o cenário de 1º turno:
- Lula (PT): 40% e c
- Jair Bolsonaro (PL): 35%
- Ciro Gomes )PDT): 5%
- João Doria (PSDB): 3%
- André Janones (Avante): 3%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- Eymael (DC): 1%
- Luiz Felipe d'Avila (Novo): 0%
- Péricles (UP): 0%
- Manzano (PCB): 0%
- Vera Lúcia (PSTU): 0%
- Brancos/nulos: 7%
- Não sabem: 4%
Simulações de 2º turno
A pesquisa PoderData ainda fez simulações de três cenários para o 2º turno: Lula vence Bolsonaro e Ciro; e Ciro e Bolsonaro empatam dentro da margem de erro.
Veja os resultados a seguir:
Cenário 1
- Lula (PT): 47%
- Bolsonaro (PL): 38%
- Branco/nulo: 11%
- Não sabem: 4%
Na pesquisa anterior, em 30 de março, Lula tinha 50% contra 38% de Bolsonaro.
Cenário 2
- Ciro (PDT): 42%
- Bolsonaro (PL): 39%
- Branco/nulo: 16%
- Não sabem: 3%
Cenário 3
- Lula (PT): 46%
- Ciro (PDT): 24%
- Branco/nulo: 26%
- Não sabem: 3%
Metodologia
O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site de jornalismo político Poder360. O instituto faz pesquisas por telefone e de forma automatizada, usando o método IVR (Interactive Voice Response). Um robô liga para o telefone do eleito, que escuta perguntas gravadas e as responde discando em seu telefone a opção desejada. Os nomes dos candidatos são apresentados em ordem alfabética.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
