PoderData: sem Moro, diferença entre Lula e Bolsonaro é de 5 pontos
Lula segue ganhando em todos os cenários; mesmo sem o petista, Ciro também ganha de Bolsonaro no 2º turno
Pesquisa PoderData divulgada hoje pelo site Poder360 aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa pela Presidência, com 40 % das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo, com 35%, uma diferença de cinco pontos percentuais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Esta é a primeira pesquisa PoderData divulgada sem o ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) como pré-candidato. Apesar de a diferença entre Lula e Bolsonaro ser de 5 pontos percentuais, eles não estão empatados, mesmo considerando a margem de erro.
Segundo o levantamento, os votos de Moro migram principalmente para Bolsonaro. Em 31 de março, Moro anunciou que se comprometia a não lançar candidatura à Presidência. Segundo o líder do União Brasil pela Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA), o pré-candidato do partido é Luciano Bivar, que também é o presidente da legenda. Esta é a primeira pesquisa que aponta uma margem pequena entre os dois sem Moro na disputa. Pesquisa Ipespe divulgada no dia 6 indicou 44% a 30%.
Na sequência, aparecem empatados tecnicamente, dentro da margem de erro, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 5%; o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDV) e o deputado federal André Janones (Avante), ambos com 3%; a senadora Simone Tebet (MDB), com 2%, e José Maria Eymael (DC), com 1%.
Vera Lúcia (PSTU), Luiz Felipe d'Avila (Novo), Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 7%, e aquele que não sabem em quem irão votar, 4%.
Não é possível fazer uma comparação do desempenho dos pré-candidatos em relação à pesquisa anterior, publicada no último dia 30, já que há diferença na lista de nomes apresentados como opções. Além de Moro, Eduardo Leite (PSDB) também não aparece, enquanto Eymael, Péricles e Manzano foram considerados no cenário.
A pesquisa do PoderData foi realizada com recursos próprios da empresa do grupo Poder380 Jornalismo, de 10 a 12 de abril de 2022, com 3 mil entrevistados por telefone. O levantamento foi feito em 322 municípios das 27 unidades da federação. O intervalo de confiança é de 95%, segundo o instituto, e o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-00368/2022.
Veja abaixo o cenário de 1º turno:
- Lula (PT): 40% e c
- Jair Bolsonaro (PL): 35%
- Ciro Gomes )PDT): 5%
- João Doria (PSDB): 3%
- André Janones (Avante): 3%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- Eymael (DC): 1%
- Luiz Felipe d'Avila (Novo): 0%
- Péricles (UP): 0%
- Manzano (PCB): 0%
- Vera Lúcia (PSTU): 0%
- Brancos/nulos: 7%
- Não sabem: 4%
Simulações de 2º turno
A pesquisa PoderData ainda fez simulações de três cenários para o 2º turno: Lula vence Bolsonaro e Ciro; e Ciro e Bolsonaro empatam dentro da margem de erro.
Veja os resultados a seguir:
Cenário 1
- Lula (PT): 47%
- Bolsonaro (PL): 38%
- Branco/nulo: 11%
- Não sabem: 4%
Na pesquisa anterior, em 30 de março, Lula tinha 50% contra 38% de Bolsonaro.
Cenário 2
- Ciro (PDT): 42%
- Bolsonaro (PL): 39%
- Branco/nulo: 16%
- Não sabem: 3%
Cenário 3
- Lula (PT): 46%
- Ciro (PDT): 24%
- Branco/nulo: 26%
- Não sabem: 3%
Metodologia
O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site de jornalismo político Poder360. O instituto faz pesquisas por telefone e de forma automatizada, usando o método IVR (Interactive Voice Response). Um robô liga para o telefone do eleito, que escuta perguntas gravadas e as responde discando em seu telefone a opção desejada. Os nomes dos candidatos são apresentados em ordem alfabética.
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
