Política

Atuação de Marx garante Programa do Leite em Alagoas

Ação distribui alimento de graça para 80 mil famílias

Por Assessoria 18/08/2022 09h09 - Atualizado em 18/08/2022 09h09
Atuação de Marx garante Programa do Leite em Alagoas
Atuação de Marx Beltrão foi fundamental para garantir o programa - Foto: Assessoria

O trabalho do deputado federal Marx Beltrão (PP) em Alagoas e em Brasília tem sido fundamental para a garantia de um dos programas sociais mais importantes para milhares de famílias alagoanas de baixa renda e para milhares de pequenos criadores de gado do estado. E esta ação é o Programa do Leite. Criado em 2002, o Programa garante o consumo de leite para famílias em estado de insegurança alimentar e nutricional, além de incentivar a produção familiar, de onde é comprado o produto.

Mais de 80 mil famílias, ou cerca de 500 mil pessoas, que vivem abaixo da linha da pobreza nos 102 municípios alagoanos recebem o leite gratuitamente. Cada família assistida recebe quatro litros por semana. O Programa compra o leite de produtores familiares a um preço fixo ao longo do ano. O leite é beneficiado em laticínios contratados e entregue às famílias carentes. Desta forma as famílias ganham alimentos de graça, e os pequenos produtores tem sua renda garantida vendendo seu produto para o Programa.


O custeio do Programa do Leite é garantido com 80% de verbas do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, e 20% do Governo Estadual. E Marx Beltrão é o deputado que vem garantindo o repasse dos recursos para a continuidade e ampliação do Programa no estado, seja atuando junto em nível federal, seja estadual. Ressalte-se que nos últimos dois anos, a atuação do ex-secretário de Agricultura de Alagoas Maykon Beltrão também foi indispensável para a consecução desta iniciativa.


“Abracei a causa da defesa integral do Programa do Leite, porque acredito e luto por dignidade para nossa gente. Este Programa garante comida na mesa, de graça, para quem mais precisa. E, por outro lado, garante que os pequenos criadores e as cooperativas vendam o produto com garantia de continuidade de comercialização e pagamento, garantindo o sustento de quem fornece leite em especial no interior do estado. Tenho orgulho de ser o federal do Programa do Leite, e seguirei defendendo esta bandeira em Brasília”, destacou Marx Beltrão.