Turismo

Gestores de Turismo trocam experiências positivas em Maragogi

Evento encerrou nesta sexta-feira

Por Maurício Silva 26/08/2022 17h05 - Atualizado em 26/08/2022 17h05
Gestores de Turismo trocam experiências positivas em Maragogi
Gestores trocaram experiências em Maragogi - Foto: Isac Silva/7Segundos

Gestores do setor turístico de cidades alagoanas e pernambucanas trocaram experiências positivas no município de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, durante o II Encontro de Secretários de Turismo da Costa dos Corais (ENSETUR). Os encontros no Caribe Brasileiro ocorreram no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e começaram na quinta-feira (25) e se encerraram nesta sexta-feira (26).

O saldo foi muito positivo para as cidades participantes. O evento na Capital da Costa dos Corais contou com palestrantes das mais diversas áreas de gestão. Estiveram presentes representantes do Ministério do Turismo, SEBRAE, EMBRATUR, operadoras hoteleiras, empreendedores e gestores públicos das mais diversas esferas. A troca de experiências positivas foi essencial para o setor continuar crescendo nas cidades que compõem a APA Costa dos Corais.

Encontro ocorreu no Auditório do Ifal. Foto: Isac Silva


O secretário de Turismo de Maragogi, Diego Vasconcelos, enfatizou que o saldo foi muito positivo. “Maragogi ganha com essa troca de experiência: reunindo vários gestores e alguns palestrantes para trocarmos experiências em alguns cases”, destacou o titular da pasta que foi a responsável por idealizar e realizar o evento na cidade litorânea.

Diego Vasconcelos destacou que o encontro é essencial. “Não só importante como necessário. Tivemos um case do José Fernandes, que proferiu uma palestra sobre acessibilidade, inclusão e turismo de aventura. Todas as atividades de aventura dele são acessíveis hoje. Uma rede de quatro hotéis, uma palestra sensacional. Hoje mesmo a gente teve uma palestra do Felipe Dantas, que falou sobre a cooperação do turismo, a importância dessa união, ao invés de competir, cooperar entre si: a comunidade, a iniciativa privada e o poder público trabalhar em sinergia”, disse.

Diego Vasconcelos mostrou dados de Maragogi. Foto: Isac Silva


“Além de falar, fazer um balanço da gestão da Secretaria de Turismo, através da palestra Governança e Turismo, o case de Maragogi. Ouvimos também a Meyre France, que falou da questão da ANSEDITUR, a Associação dos Secretários de Turismo. Muito feliz! Primeiro feliz sobre a participação do trade, dos secretários da região de Alagoas e Pernambuco, como também pela concretização de mais esse projeto. Projeto que já está na segunda edição, e com certeza, depois fechamento de hoje irá para a terceira, quarta... A próxima vai ser no primeiro semestre do próximo ano”, informou Vasconcelos.

A secretária executiva da ANSEDITUR, Meyre France, destacou que uma grande novidade ocorrerá em setembro. “O Bem Receber ele tem que ser observado por todos os municípios de turismo e pensando nisso, no dia 27 de setembro, nós vamos trazer uma grande palestra online para todos os que quiserem participar dessa palestra. Essa palestra vai trazer o CEO da Walt Disney, que é o vice-presidente da Walt Disney, para conversar como é esse Bem Receber na Disney, que hoje eles dão show nessa questão do Bem Receber”, comunicou.

Meyre France foi uma das palestrantes. Foto: Isac Silva


O II ENSETUR contou também com o apoio de tradicionais órgãos e instituições, entre eles, a Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (ANSEDITUR), que reúne gestores do turismo a nível nacional; SEBRAE Alagoas; Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi; a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH); o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (SINDHAL); bem como o Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCCV&B).

Palestras foram enriquecedoras. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*