Mundo

Vazamento de hidrogênio atrasa missão que levará nave à Lua

A Nasa irá lançar a missão Artemis 1, nesta segunda-feira (29)

Por R7 29/08/2022 09h09
Vazamento de hidrogênio atrasa missão que levará nave à Lua
Vazamento de hidrogênio atrapalha missão Artemis 1 - Foto: Reprodução

A Nasa irá lançar a missão Artemis 1, nesta segunda-feira (29), que levará uma nave espacial não-tripulada para sobrevoar a órbita da Lua. Mas um vazamento de hidrogênio que afeta um dos motores da estrutura atrapalha a missão. Os engenheiros da agência espacial norte-americana trabalham para reverter o problema.

Nessa primeira parte da missão, a Cápsula Orion sairá da órbita terrestre. Na segunda etapa, a cápsula começará uma longa viagem até chegar à lua, seu destino final. A nave espacial deve retormar à Terra após 42 dias.

A Orion ficará a cerca de 100 quilômetros de distância da superfície lunar e depois viajará 64 mil quilômetros além do satélite natural. Esta é a maior distância já percorrida por uma espaçonave na história.

Na volta para a Terra é estimado que o ar em volta da nave alcance temperaturas próximas ao Sol. Ao chegar na atmosfera, paraquedas serão acionados, e espera-se que a cápsula caia em segurança no oceano pacífico.

A missão Artemis 1 tem como grande objetivo levar humanos de volta à Lua após 50 anos. A expectativa é que os astronautas voltem a pisar na superfície lunar até 2025.