Viral

Gato nasce com dois focinhos e recebe nome de vilão do Batman

Mutação rara faz com que Harvey, como é chamado, tenha chance menor de sobreviver

Por R7 29/08/2022 15h03
Gato nasce com dois focinhos e recebe nome de vilão do Batman
Gato nasceu com dois focinhos nos EUA e foi batizado com nome de vilão do Batman - Foto: Reprodução

O gatinho veio ao mundo com dois focinhos, o que lhe rendeu o nome de um dos vilões de Batman no longa O Cavaleiro das Trevas (2008): Harvey, o Duas-Caras. O nascimento inusitado foi registrado recentemente na cidade de Harrison, no Arkansas (EUA).

"Fui lavar a roupa, vi que minha gata estava miando, e, de repente, os filhotes começaram a sair", lembrou a tutora dos bichanos, Ariel Contreras, em entrevista ao canal KSPR. "Ele foi o segundo. Então meu marido disse 'Querida, tem duas cabeças', e eu respondi 'De jeito nenhum!'"

Gatinhos com esse tipo de mutação rara são chamados de Janus, em referência à divindade romana que tinha duas faces: uma voltada para a frente e a outra para trás. A anomalia é causada pelo excesso de produção de proteína no útero da mãe do filhote.

Embora existam poucos dados a respeito, gatos Janus não costumam sobreviver muito tempo. No entanto, Tim Addis, o veterinário que tem acompanhado Harvey, disse ao KSPR que ele "está indo muito bem".

"Eles parecem estar operando juntos", avaliou Addis, "e é preciso alimentá-lo por meio de ambas as bocas".

A tutora do pet espera que Harvey viva o maior tempo possível. "Houve um [gato Janus] que viveu 12 anos e outro 15, então estou rezando para que ele viva esse tempo todo", comentou. "Faremos o que for preciso".