PGR sugere ao STF arquivar denúncia da CPI da Covid contra Bolsonaro
O presidente foi acusado de incitação ao crime por ter questionado a eficácia da vacina e desestimulado o uso de máscaras
A PGR (Procuradoria-Geral da República) recomendou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que arquive uma investigação sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) pela suposta prática de incitação ao crime.
A denúncia partiu da CPI da Covid-19, que alega que o chefe do Executivo cometeu o delito ao fazer publicações e compartilhar notícias nas quais duvidava da eficácia da vacina, defendia o uso de remédios sem eficácia comprovada e questionava a necessidade do uso de máscaras como forma de prevenção à doença.
Além de Bolsonaro, a CPI atribui o mesmo crime ao ex-ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni, ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ao deputado Ricardo Barros (PP-PR), ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), ao deputado Osmar Terra (MDB-RS), à deputada Bia Kicis (PL-DF), à deputada Carla Zambelli (PL-SP) e ao deputado Carlos Jordy (PL-RJ).
Para sugerir o arquivamento, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, seguiu o relatório final da investigação feita pela Polícia Federal. Segundo a corporação, "apesar das declarações das pessoas apontadas no ofício da referência serem motivo de polêmica, de maneira geral não incitam de forma direta à desobediência ao isolamento social e ao uso de máscaras como medidas de enfrentamento ao coronavírus, embora compartilhem estudos, reportagens que revelem uma eficácia pouco significativa de tais medidas".
"Os conteúdos das publicações, embora polêmicos e passíveis de críticas e questionamentos, não extrapolaram os limites estabelecidos para o exercício da liberdade de opinião e política inerente aos mandatários, não sendo hipótese de cerceamento, quer por violação a outros direitos e garantias fundamentais, quer por esbarrar nos limites ao exercício da liberdade de expressão”, frisou a vice-PGR.
Veja também
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
