Japaratinga cai 10 posições no ranking de acidentes de trânsito em AL
Ações integradas são os principais fatores para a redução do índice em 2022

De acordo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), o turístico município de Japaratinga despencou da 8ª para a 18ª posição, no ranking de acidentes de trânsito em Alagoas, em 2022. Os dados divulgados em fevereiro deste ano apontam uma queda significativa, em relação a 2021.
A Prefeitura de Japaratinga credita a redução de acidentes às ações integradas, realizadas pela gestão. Desde o ano passado, a Rede Municipal de Ensino aderiu ao projeto Educa, desenvolvido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. O programa contempla o Ensino Fundamental I e II e tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância de obedecer às regras de trânsito e também os orienta a cobrar dos adultos a mesma conduta.
Ainda em 2021, a gestão do prefeito José Severino da Silva – Déo (PTB), iniciou a sinalização horizontal e vertical, desenvolvida pela equipe de engenharia do Departamento Nacional de Trânsito – DETRAN/AL. Com as ruas sinalizadas, os condutores e pedestres têm mais segurança para trafegar.
A capitação para os agentes de mobilidade urbana, conhecidos como guardas municipais, também contribuiu para a redução. Os guardas foram capacitados pelo instrutor Wolverine, em uma parceria do CETRAN e DETRAN, e estão aptos para desenvolver um trabalho assertivo e eficiente.
Para fechar, o reordenamento do trânsito nos principais pontos de fluxo de veículos da cidade, foi preponderante para que o tráfego se tornasse mais seguro e com mais fluidez. A mudança já traz resultados positivos e coloca Japaratinga em destaque mais uma vez.
O prefeito Déo está satisfeito com os resultados. “Quando a gente faz as coisas certas, os resultados são positivos. Algumas mudanças no trânsito foram necessárias e hoje a gente colhe frutos dessas alterações. Vamos seguir construindo a nova Japaratinga, para que a gente suba nos índices que trazem benefício para o nosso povo, e despenque no que for negativo”, garantiu.
Para o diretor de trânsito, João Batista, “as mudanças foram necessárias, e no momento certo, pois Japaratinga está em um crescente desenvolvimento”. Batista ressaltou ainda que outras ações serão promovidas para que a cidade continue reduzindo o índice de acidentes e incidentes no trânsito.
Veja também
Últimas notícias

Renan Calheiros nega ‘Acordão de Brasília’, mas volta a fazer aceno a JHC

‘Pontapé inicial’, diz Davi Filho sobre encontro com JHC que tratou sobre 2026

Ronaldo Medeiros promete dividir espaços no governo com todas as alas do PT

Forbes divulga ranking dos 10 maiores bilionários do Brasil em 2025; confira a lista

Justiça italiana mantém Carla Zambelli presa e aponta ‘grau máximo’ de risco de fuga
Dia J do Jomart Atacarejo acontece nesta sexta com ofertas imperdíveis em todos os setores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
