Japaratinga se mantém na categoria B no Mapa do Turismo do Brasil
Além do município, apenas Arapiraca ocupa o mesmo patamar em Alagoas
A exuberante cidade de Japaratinga, localizada no litoral norte de Alagoas, a 120km de Maceió, se manteve na categoria B no mapa do turismo brasileiro, em 2023. No estado, apenas o referido município e Arapiraca, no agreste, ocupam essa colocação. O resultado foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em março deste ano.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área – recorte territorial – a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. Elas deram origem a cinco categorias (A,B,C,D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo.
Para se manter em destaque, a Secretaria Municipal de Turismo respondeu a um relatório, onde dispunha de informações importantes e essenciais sobre os serviços de hospedagem; economia gerada pela atividade turística; fluxo de visitantes domésticos, nacionais e internacionais; dentre outras.
Com os constantes investimentos no setor, a Prefeitura de Japaratinga, na atual gestão do prefeito José Severino da Silva – Déo (PTB), tem colocado o destino sob os olhares do Brasil e do mundo, por meio de feiras, festivais e exposições, em várias regiões do país.
Ao receber o certificado, Déo comemorou mais uma vitória. “São os frutos dos esforços da nossa administração. Manter a cidade em um patamar desse, requer muito empenho, e se continuamos no pódio, é a prova de que estamos no caminho certo”.
O gestor garantiu que continuará investindo no que, para ele, é a maior empresa de Japaratinga: o turismo.
De acordo com o secretário de Turismo, Lucas Victor, “a conquista do Município na Categoria B no mapa turístico nacional revela a importância da cidade e o potencial de Japaratinga na Região Costa dos Corais”.
Lucas afirmou ainda que o resultado é reflexo do trabalho incansável da secretaria na divulgação, promoção, investimento e fortalecimento do turismo em no destino.