Tratamento preventivo evita que enxaqueca se torne doença crônica
Maio é considerado Mês Nacional de Combate à Cefaleia
![Tratamento preventivo evita que enxaqueca se torne doença crônica](https://img.7segundos.com.br/bDrD_811-5xv6IrEOe-soIRTuW8=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/medicamentos.jpg)
Mais de um bilhão de pessoas sofrem de enxaqueca em todo o mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo 30 milhões no Brasil. No próximo dia 19, comemora-se no país o Dia Nacional de Combate à Cefaleia, ou enxaqueca crônica. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCE). Maio é considerado ainda o Mês Nacional de Combate à Cefaleia.
A neurologista Tatiane Barros, membro da Academia Brasileira de Neurologia e da SBCE, informou, nesta quarta-feira (3), à Agência Brasil, que o paciente sofre de enxaqueca quando tem três ou mais dias de dor de cabeça por mês por, pelo menos, três meses consecutivos. A cefaleia é uma dor geralmente unilateral, latejante, acompanhada de náuseas, às vezes vômito, e incômodos com luz e barulho. “E é uma dor que não melhora com analgésicos comuns.”
Tatiane Barros afirmou que quando a dor se repete com frequência de 15 dias ao mês já pode ser considerada enxaqueca crônica. A recomendação é que a pessoa não espere chegar a essa situação para procurar um especialista e iniciar o tratamento. “Hoje já existem tratamentos preventivos para evitar que a dor fique crônica e que essas crises venham”. Reforçou que “não é normal ter esse tipo de dor”.
O tratamento preventivo inclui classes medicamentosas, como comprimidos e toxina botulínica, por exemplo, que visam evitar que a crise surja. “O medicamento preventivo é utilizado para diminuir a frequência, a intensidade e a duração das crises”.
Ela alertou, por outro lado, que a automedicação deve ser evitada, porque o uso indiscriminado de analgésicos, em médio e longo prazo, pode vir a ocasionar um efeito rebote, disparando episódios de enxaqueca.
Segundo Tatiane, a enxaqueca pode ocorrer em qualquer pessoa, em qualquer idade, mas é mais comum em mulheres a partir da adolescência, quando a menina menstrua. “A idade mais frequente é a partir dos 18 ou 20 anos, até por volta dos 45 a 50 anos, e tem relação com o período hormonal”.
Na infância, é igual para meninos e meninas. Depois, a incidência aumenta na mulher, chegando a acometer quatro mulheres para um homem.
Incapacitação
A enxaqueca crônica é uma das doenças mais incapacitante no mundo entre a população em geral, gerando comprometimento da qualidade de vida e aumento do gasto financeiro. É também uma das principais causas de absenteísmo no trabalho, sendo também, nesse caso, mais prevalente em mulheres, conforme indica a OMS. “Eu costumo dizer que a enxaqueca é uma doença subdiagnosticada, subtratada e subestimada. Porque, além de causar o absenteísmo, a pessoa não consegue trabalhar por conta da dor de cabeça, ela também tem um fenômeno relacionado que é o chamado presenteísmo, porque a pessoa vai de corpo presente, mas não consegue produzir com uma crise de enxaqueca”.
Tatiane destacou que a doença tem ainda muito preconceito e julgamento associados. “Dizer ao chefe que não vai trabalhar porque está com dor de cabeça parece desculpa esfarrapada”, mencionou. A enxaqueca é a doença neurológica mais incapacitante do mundo, sustentou a especialista. Uma a cada seis pessoas têm dor de cabeça.
No Brasil, estima-se que, a cada ano, haja uma perda por volta de R$ 67 bilhões em gastos no sistema de saúde, devido à queda de produtividade relacionada à enxaqueca, ampliando a procura por consultas, exames, atendimento emergencial e internações hospitalares.
Gatilhos
A neurologista informou que há alimentos que mais comumente causam as dores de cabeça. “A gente não recomenda de cara para cortar isso ou aquilo.” O paciente deve observar o que desencadeia a dor para ele.
Entre os alimentos que podem ser gatilho para dores, Tatiane destacou açúcar, chocolate, álcool e, principalmente, vinho, alimentos ultraprocessados, como linguiça, salsicha, mortadela, temperos prontos, queijos amarelos e alimentos condimentados. As pessoas devem optar por uma alimentação rica em proteínas magras, frutas e vegetais, o que acaba por reduzir a inflamação no corpo. Além disso, a prática de exercício regularmente e técnicas de relaxamento, como ioga, meditação e respiração profunda, podem ajudar a aliviar estresse e tensão, que também são gatilhos para a doença, explicou.
Últimas notícias
![Comissão de Meio Ambiente investiga impactos da construção de megatorres na Lagoa da Anta](https://img.7segundos.com.br/1JqpkyMvj22CLrUSzpuE3rF3jV8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-07-at-094418.jpeg)
Comissão de Meio Ambiente investiga impactos da construção de megatorres na Lagoa da Anta
![Fies 2025: inscrições terminam nesta sexta-feira](https://img.7segundos.com.br/7-0QK0CMQxMxl10tKiAZI6df1dw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/01-novo-fies-0309.jpg)
Fies 2025: inscrições terminam nesta sexta-feira
![Polícia apreende veículo com condutor sem habilitação em Porto Calvo](https://img.7segundos.com.br/VVQfVl6w3ADIlKo6cH7tPCW3k2k=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/img-0009.jpg)
Polícia apreende veículo com condutor sem habilitação em Porto Calvo
![Mulher ‘rouba’ criança da mãe e se deita com ela na rua, em Maceió](https://img.7segundos.com.br/MBfPDompYAO7beAlIfFw9grjZBk=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/central-flagrantes.jpg)
Mulher ‘rouba’ criança da mãe e se deita com ela na rua, em Maceió
![Redes da Meta facilitam aplicação de golpes financeiros, aponta estudo](https://img.7segundos.com.br/I4wNeqlspU9A71Z7_1gpewCqlC8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/aplicativo-0410211424.webp)
Redes da Meta facilitam aplicação de golpes financeiros, aponta estudo
![STF teria que ir contra precedente para mudança na Ficha Limpa não beneficiar Bolsonaro](https://img.7segundos.com.br/AX3DMWYvw1pUWNN7W2xGoV8vWlw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/naom-6746f5f657875.webp)
STF teria que ir contra precedente para mudança na Ficha Limpa não beneficiar Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
![Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação](https://img.7segundos.com.br/EEgO-6wgdI2ZG4JMJFGkYTc147o=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fabiana-lira.jpg)
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
![12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira](https://img.7segundos.com.br/YpI4J0DJwxA3zJX4PC3Vx4-QjqM=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bat0105.jpg)
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
![Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha](https://img.7segundos.com.br/ySGypThh0LL_3qDIPBlfJk2lFNU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/morreu.png)
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
![Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia](https://img.7segundos.com.br/KSgc1gzrl2wSlVKGuXcANABKd08=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/casal-10.jpg)
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
![Preso suspeito de assassinar filha de sargento militar de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/Ol7I2IuVuItxkb1EOFZv-MXaCKU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/alfredo-2.png)