MPAL cobra criação da Guarda Municipal de Japaratinga
Judiciário aplica multa por descumprir sentença judicial
O Ministério Público de Alagoas requereu e o Judiciário aplicou multa à Prefeitura de Japaratinga pelo descumprimento de sentença judicial. Em 7 de dezembro de 2021, após ação civil pública ajuizada pelo MP, a Justiça determinou que a gestão municipal apresentasse um projeto de lei para a criação da Guarda Municipal. O projeto foi elaborado, aprovado e transformado em lei, porém o Município não cumpriu a sentença judicial na íntegra.
O promotor de Justiça, Rodrigo Soares, explica que foram constatadas irregularidades na segurança pública de Japaratinga: pessoas não habilitadas estavam exercendo a função de guarda municipal. Além disso, esses agentes não tinham acesso a nenhum equipamento de proteção individual. Tomando conhecimento desse fato, o Ministério Público buscou esclarecimentos junto à Prefeitura, mas a gestão municipal não respondeu nenhuma das intimações.
Buscando regularizar a situação da Guarda Municipal, o MP entrou com uma ação civil pública, que foi acatada pela Justiça. Na ação, o Ministério Público pede que a gestão municipal seja obrigada a propor um projeto de lei prevendo a criação da guarda municipal e, em seguida, harmonize a atuação dos agentes com os demais órgãos da segurança pública.
Porém, a gestão municipal não cumpriu essa última parte da sentença, pedindo a prorrogação dos prazos várias vezes com finalidade procrastinatória, aponta o promotor Rodrigo Soares. Por esse motivo, MP pediu e o Judiciário acatou a aplicação de multa pelo descumprimento da sentença e pela litigância de má-fé, tendo em vista que o Município de Japaratinga está há mais de um ano e meio sem cumprir a determinação judicial.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
