Alagoas

Setur registra marco histórico ao conquistar 40 voos fretados semanais ainda em 2023

Malha aérea será incrementada em 133% na alta temporada 23/24

Por Agência Alagoas 16/06/2023 17h05
Setur registra marco histórico ao conquistar 40 voos fretados semanais ainda em 2023
Crescimento evidencia o resultado das ações empreendidas pela Setur-AL e seus parceiros para fortalecer o turismo em Alagoas - Foto: Reprodução/Assessoria

Alagoas está prestes a alcançar um marco histórico na trajetória do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. No segundo semestre deste ano, o aeroporto da capital alagoana receberá um total de 40 voos fretados semanais por diversas operadoras de turismo, representando um aumento de 133% no comparativo à malha aérea regular.


De acordo com a secretária de turismo, Bárbara Braga, essa conquista é fruto de um esforço conjunto da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em parceria com o trade turístico, operadoras, agências de viagens e companhias aéreas. “A notícia demonstra a confiança das operadoras e agências de viagens no Destino Alagoas, além de conferir certeza de que os investimentos no segmento estão cada vez mais direcionados. O incremento da malha aérea fomenta diretamente o crescimento do fluxo econômico no estado, incentivando todas as atividades ligadas ao segmento, gerando por consequência maior empregabilidade e distribuição de renda”, ressalta a secretária.


A expectativa é de que esse incremento no número de voos fretados contribua diretamente para um aumento significativo no fluxo de passageiros. No período entre janeiro e maio de 2023, o Aeroporto Zumbi dos Palmares registrou um acréscimo de cerca de sete mil passageiros em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento evidencia o resultado frente às ações empreendidas pela Setur-AL e seus parceiros para fortalecer o turismo em Alagoas.


Com o objetivo de continuar impulsionando o turismo em Alagoas, a Setur e seus parceiros seguirão trabalhando para atrair, cada vez mais, voos e aumentar o fluxo de passageiros para o Aeroporto Zumbi dos Palmares, consolidando o estado como um destino de destaque no cenário turístico nacional e internacional.


CRUZEIROS TAMBÉM EM ALTA

Além da ampliação da malha aérea, Alagoas tem se consolidado como destino prioritário entre as maiores operadoras de cruzeiros do mundo. Na próxima temporada de cruzeiros 2023/2024 Alagoas terá um aumento de 63% na oferta de leitos. As companhias MSC e Costa Cruzeiros, vão operar com 11 navios que farão 30 paradas na capital alagoana, representando um aumento de 57% no número de navios e de 50% nas paradas em relação à temporada anterior. Com navios maiores, em maior quantidade e com rotas mais duradouras em Alagoas, é esperado um fluxo de 116 mil visitantes de todo o mundo.



Os dados estimam que cada turista a bordo do cruzeiro gera um impacto financeiro de cerca de R$ 606,00 no local de parada. Levando em consideração que cada embarcação tem em média 3 mil passageiros, a expectativa é que este público injete pelo menos R$ 70 milhões nos estabelecimentos de comércio e serviço em Alagoas.