Política

STF diz que fala de Barroso sobre 'derrotar bolsonarismo' se referia ao voto popular

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro manifestaram nas redes sociais a intenção de pedir o impeachment do ministro do STF

Por R7 13/07/2023 15h03
STF diz que fala de Barroso sobre 'derrotar bolsonarismo' se referia ao voto popular
Ministro Luís Roberto Barroso - Foto: Assessoria

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nota, nesta quinta-feira (13), na qual afirma que o ministro Luís Roberto Barroso se referia ao “voto popular” quando disse “nós derrotamos o bolsonarismo”, e não “à atuação de qualquer instituição” (veja vídeo abaixo). Segundo o STF, foi uma breve intervenção sobre autoritarismo e discursos de ódio. Parlamentares aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro reagiram nas redes sociais e planejam entrar com um pedido de impeachment do ministro da Corte.

“Apesar do divulgado, os três foram muito aplaudidos. As vaias, que fazem parte da democracia, vieram de um pequeno grupo ligado ao Partido Comunista Brasileiro, que faz oposição à atual gestão da UNE. Como se extrai claramente do contexto da fala do ministro Barroso, a frase ‘nós derrotamos a ditadura e o bolsonarismo’ referia-se ao voto popular, e não à atuação de qualquer instituição”, disse o Supremo em nota.

A declaração do ministro sobre o bolsonarismo foi dada na noite desta quarta-feira (12), durante o 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília.

“Saio daqui com as energias renovadas pela concordância e discordância, porque essa é a democracia que nós conquistamos. Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”.

Com a repercussão da declaração, parlamentares aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já afirmaram que vão entrar com pedido de impeachment do ministro.