APAE Maragogi promove ações durante Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Programação conta com palestras, oficinas e capacitações para pais, cuidadores e sociedade em geral
Conectar e somar para construir inclusão. Esse é o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que faz parte do calendário da APAE Brasil e está sendo promovida pela APAE Maragogi até a próxima segunda-feira (28). O evento conta com uma programação recheada de palestras, oficinas e capacitações para familiares e sociedade em geral interessada no tema.
A psicóloga e coordenadora da APAE Maragogi, Benildes Maria da Silva, explica que a deficiência intelectual é aquela que atinge aspectos cognitivos e a múltipla é que é na parte motora intelectual. Benildes também destacou a importância da realização para discutir as dificuldades e combater o preconceito presente até mesmo nas próprias famílias.
"Do dia 21 ao dia 28 buscamos conscientizar a sociedade acerca da luta e dos direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla a fim de que elas possam ser inseridas na sociedade e tenham seus direitos garantidos. Essa união é indispensável para construir a inclusão e uma melhor aceitação tantos dos pacientes quanto dos próprios familiares", ressaltou a psicóloga.

Nesta terça-feira (22), a programação conta com oficina com pacientes e responsáveis, palestra com profissionais de fonoaudiologia e advocacia, além da capacitação para cuidadores da rede educacional municipal.
Para a presidente Ivanilda Guedes, o momento é muito especial para sensibilização da sociedade, estimulando a adesão de voluntários para a instituição e apoio à causa.
"É um privilégio para nós estarmos trabalhando com essas pessoas que precisam de um cuidado e de um olhar mais humano. Eu me sinto feliz em estar fazendo parte da APAE desde janeiro desse ano e a nossa perspectiva com este grande evento é incluir mais pessoas para prestar essa assistência, tanto pacientes quanto os pais também. Além disso, queremos conscientizar a população que podem ser nossas parceiras e contribuir tanto na questão financeira quanto pelo voluntariado", reforçou Guedes.
Confira abaixo a programação completa:

Últimas notícias
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Homem é baleado na cabeça e na mão durante ataque a tiros em Arapiraca
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
[Vídeo] Viaturas da Guarda Municipal colidem durante deslocamento na AL-145, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
