APAE Maragogi promove ações durante Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Programação conta com palestras, oficinas e capacitações para pais, cuidadores e sociedade em geral
Conectar e somar para construir inclusão. Esse é o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que faz parte do calendário da APAE Brasil e está sendo promovida pela APAE Maragogi até a próxima segunda-feira (28). O evento conta com uma programação recheada de palestras, oficinas e capacitações para familiares e sociedade em geral interessada no tema.
A psicóloga e coordenadora da APAE Maragogi, Benildes Maria da Silva, explica que a deficiência intelectual é aquela que atinge aspectos cognitivos e a múltipla é que é na parte motora intelectual. Benildes também destacou a importância da realização para discutir as dificuldades e combater o preconceito presente até mesmo nas próprias famílias.
"Do dia 21 ao dia 28 buscamos conscientizar a sociedade acerca da luta e dos direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla a fim de que elas possam ser inseridas na sociedade e tenham seus direitos garantidos. Essa união é indispensável para construir a inclusão e uma melhor aceitação tantos dos pacientes quanto dos próprios familiares", ressaltou a psicóloga.

Nesta terça-feira (22), a programação conta com oficina com pacientes e responsáveis, palestra com profissionais de fonoaudiologia e advocacia, além da capacitação para cuidadores da rede educacional municipal.
Para a presidente Ivanilda Guedes, o momento é muito especial para sensibilização da sociedade, estimulando a adesão de voluntários para a instituição e apoio à causa.
"É um privilégio para nós estarmos trabalhando com essas pessoas que precisam de um cuidado e de um olhar mais humano. Eu me sinto feliz em estar fazendo parte da APAE desde janeiro desse ano e a nossa perspectiva com este grande evento é incluir mais pessoas para prestar essa assistência, tanto pacientes quanto os pais também. Além disso, queremos conscientizar a população que podem ser nossas parceiras e contribuir tanto na questão financeira quanto pelo voluntariado", reforçou Guedes.
Confira abaixo a programação completa:

Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
