Geral

Paulistão de 2024: Saiba quais são as datas e confrontos

Por 7Segundos 21/03/2024 10h10
Paulistão de 2024: Saiba quais são as datas e confrontos
Paulistão de 2024: Saiba quais são as datas e confrontos - Foto: Divulgação

Os jogos das quartas de final do Campeonato Paulista de 2024 estão agendados para os dias 16 e 17 de março, com oito equipes ainda na corrida pelo título estadual. As datas foram estabelecidas durante uma reunião realizada nesta segunda-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol, com a presença de representantes dos clubes participantes.

Separamos informações sobre os confrontos das quartas de final, horários, resultado de futebol ao vivo e muito mais. Acompanhe a seguir!

Formato da competição


O formato da competição permanece inalterado em relação às edições anteriores. O torneio está estruturado em quatro fases distintas: na primeira fase, as 16 equipes participantes são distribuídas em quatro grupos, cada um contendo quatro equipes; nessa etapa, os times enfrentam exclusivamente os adversários dos outros grupos.

Nas quartas de final, os dois melhores colocados de cada grupo se enfrentam em jogos únicos. As semifinais também consistem em confrontos únicos, determinados com base no desempenho dos classificados.

Já as finais são disputadas em partidas de ida e volta, e o campeão é definido pelo placar agregado dos dois jogos. Os dois clubes com a pior campanha na edição serão rebaixados para a Série A2 de 2025.

Mata-mata das quartas de final


O emocionante mata-mata das quartas de final se desenrola em jogos únicos, assim como está programado para as semifinais, e os clubes que se destacaram na primeira fase têm a vantagem de jogar em seus domínios: Santos, Palmeiras, Bragantino e São Paulo.

Em caso de empate ao final do tempo regulamentar, a decisão será resolvida por meio de uma emocionante disputa de pênaltis.

Entre os grandes clubes de São Paulo, apenas o Corinthians não avançou para o mata-mata. Além disso, foram eliminados da competição: Água Santa, Guarani, Mirassol, São Bernardo e Botafogo-SP, juntamente com os rebaixados Ituano e Santo André, que tiveram as menores pontuações na fase inicial.

Os quatro times vitoriosos das quartas de final avançam para a emocionante semifinal, com a data inicialmente programada para 27 de março, uma quarta-feira após a pausa para a Data Fifa.

Esta fase também será decidida em confronto único, com os clubes de melhor desempenho ao longo do torneio assumindo o papel de mandante.

Em caso de empate de pontos entre dois ou mais clubes, os critérios de desempate incluem: maior número de vitórias, saldo de gols superior, maior quantidade de gols marcados, menor número de cartões vermelhos recebidos, menor quantidade de cartões amarelos recebidos e, se necessário, um sorteio público para determinar a sede dos jogos pela Federação Paulista de Futebol.

Times que vão se confrontar


Agora, confira abaixo a lista dos confrontos entre as equipes, junto com os horários e as datas em que os jogos serão realizados:

● Palmeiras X Ponte Preta - dia 16/03 às 18h na Arena Barueri
● Bragantino X Inter de Limeira - dia 17/03 às 16h na Nabi Abi Chedid
● São Paulo X Novorizontino - dia 17/03 às 18h no Morumbi
● Santos X Portuguesa - dia 17/03 às 20h15 na Vila Belmiro